RELATO DE EXPERIÊNCIAS: ENSINO DE SOCIOLOGIA ATRAVÉS DE JOGOS EDUCATIVOS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

DOI
10.29327/13515.1-7
Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIAS: ENSINO DE SOCIOLOGIA ATRAVÉS DE JOGOS EDUCATIVOS
Autores
  • Mirian Gomes de Souza
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22636-RELATO-DE-EXPERIENCIAS--ENSINO-DE-SOCIOLOGIA-ATRAVES-DE-JOGOS-EDUCATIVOS
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Pibid, ensino de sociologia, jogos educativos.
Resumo
RELATO DE EXPERIÊNCIAS: ENSINO DE SOCIOLOGIA ATRAVÉS DE JOGOS EDUCATIVOS Mirian Gomes de Souza Vanessa Porfirio Silene Pereira da Silva Jéssica Santos Joel Silva dos Santos Bianca Nascimento Ana Claudia Coutinho Kelem Ghellere Rosso Resumo: Este trabalho consiste num relato das atividades idealizadas para intervenção do PIBID de Ciências Sociais, do Instituto Federal do Paraná, Campus Paranaguá, no Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga - Ensino Médio e Profissional, direcionado aos alunos do terceiro ano. A proposta da intervenção é a aplicação de uma oficina ao final do segundo bimestre, abordando os temas estudados durante todo o processo de ensino médio da disciplina de sociologia, com o objetivo de fixar conceitos e temáticas trabalhadas em sala de aula. Num primeiro momento, será exposto o processo inicial de discussões que culminou na proposta de elaboração do jogo “Perfil Sociológico”. Num segundo momento, o processo de confecção desempenhado pelos bolsistas que seguiu as seguintes etapas: produção de um tabuleiro de papelão e E.V.A. e das fichas de conteúdo. O jogo se baseia num percurso, onde o ganhador será o que chegar primeiro no final do jogo, acertando as perguntas com o auxílio das fichas contendo informações sobre os conteúdos estruturantes. O jogo tem o intuito de recuperar os conhecimentos e exercitar a capacidade de dedução dos alunos de forma lúdica e a partir de recurso próximo ao cotidiano dos jovens. Os bolsistas serão os mediadores do jogo. Assim, suscita-se nos alunos a compreensão dos conteúdos sociológicos, a fim de instrumentalizar os conceitos, partindo de uma perspectiva prática, viabilizando um processo facilitador de discussão e apreensão dos temas trabalhados. Ao final das atividades desenvolvidas, espera-se que o objetivo principal do trabalho seja atingido, qual seja o de ampliar o senso crítico e a visão de mundo desses alunos, formando cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres, pilares para uma sociedade melhor. Portanto, com este trabalho, analisar-se-ão os resultados que serão obtidos da aplicação da oficina numa via de mão dupla, tanto na perspectiva dos alunos no sentido de obtenção de conhecimento, quanto no processo de aprimoramento dos bolsistas, caracterizando o papel principal do projeto em sua gênese.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SOUZA, Mirian Gomes de. RELATO DE EXPERIÊNCIAS: ENSINO DE SOCIOLOGIA ATRAVÉS DE JOGOS EDUCATIVOS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22636-RELATO-DE-EXPERIENCIAS--ENSINO-DE-SOCIOLOGIA-ATRAVES-DE-JOGOS-EDUCATIVOS. Acesso em: 29/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes