CRISE HÍDRICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA NO ENFOQUE CTS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
CRISE HÍDRICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA NO ENFOQUE CTS
Autores
  • Jaqueline Grasiele De Oliveira Mota Delabeneta
  • Bruna Muraro Moreira
  • Danielle Aparecida Schinemann
  • Eduarda Maria Schneider
  • Juliana Moreira Prudente de Oliveira
  • Fernanda Aparecida Meglhioratti
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/pibidsul/22374-crise-hidrica--uma-proposta-didatica-no-enfoque-cts
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Ensino de Ciências; Crise Hídrica; Ciência-Tecnologia-Sociedade
Resumo
A abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) propõe, entre outros aspectos, que as atividades de ensino articulem conteúdos científicos, tecnológicos e sociais. O PIBID/BIOLOGIA da Universidade Estadual do Oeste do Paraná trabalha com essa abordagem, a partir da qual são realizadas, entre outras atividades, a elaboração e aplicação de sequências didáticas nas escolas de educação básica. O presente trabalho faz parte deste contexto e objetiva apresentar uma proposta didática para o ensino de ciências do ensino fundamental com a temática crise hídrica. A sequência didática inicia com uma problematização por meio da exposição de um vídeo construído pelas autoras, com notícias e imagens referentes ao tema para a reflexão dos alunos. Após a apresentação da temática, propõe-se um debate sobre os aspectos sociais, históricos e culturais que agravaram a crise hídrica. Nesse momento, os alunos são estimulados a refletir sobre o uso da água nas ações do cotidiano e nas tecnologias envolvidas na produção de bens de consumo, que utilizam a água como recurso energético e/ou matéria-prima. A importância da água para a vida e as suas propriedades é apontada no diálogo com a finalidade de apresentá-la como um bem com repercussões econômicas e sociais. Na sequência, de forma expositiva e dialogada, trabalham-se as especificidades físico-químicas da água como: tensão superficial, densidade, polaridade, pontes de hidrogênio e composição química. O conhecimento sobre as tecnologias utilizadas com o intuito de enfrentar a atual insuficiência hídrica é trabalhado mediante a proposição de uma pesquisa em grupo pelos alunos. Ainda em relação às tecnologias, são apresentadas alternativas para redução de consumo e desperdício de água, tratamento, dessalinização, entre outras ideias que podem surgir ao longo do trabalho. Ao final da sequência propõe-se a elaboração de projetos de aplicação, no qual os alunos podem articular os conceitos trabalhados durante a proposta didática. Espera-se que a sequência proposta auxilie na construção de uma consciência crítica questionadora acerca da utilização dos recursos hídricos de forma responsável.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

DELABENETA, Jaqueline Grasiele De Oliveira Mota et al.. CRISE HÍDRICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA NO ENFOQUE CTS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22374-CRISE-HIDRICA--UMA-PROPOSTA-DIDATICA-NO-ENFOQUE-CTS. Acesso em: 08/05/2024

Trabalho

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