CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA INCLUSÃO DE ALUNO COM BAIXA VISÃO

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA INCLUSÃO DE ALUNO COM BAIXA VISÃO
Autores
  • Eliana Aparecida Klein Driessen
  • Angela Izabel Aparecida Ribeiro
  • Deise Ribeiro
  • Rubia mara ribeiro padilha
  • Michele Pacheco Schoemberger
  • Elisete Martinelli Mariano
  • ELIZABETH MACEDO FAGUNDES
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22271-CONTRIBUICAO-DAS-TECNOLOGIAS-DE-INFORMACAO-E-COMUNICACAO-PARA-INCLUSAO-DE-ALUNO-COM-BAIXA-VISAO
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
tecnologias da informação e comunicação - inclusão - baixa visão.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo relatar experiência realizada de um projeto pedagógico em andamento, com alunos da 2ª série do Curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Visconde de Guarapuava, no município de Guarapuava/PR, do corrente ano, juntamente com as alunas que participam do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, do Curso de Pedagogia da Faculdade Guairacá no mesmo município. Nessa turma há uma aluna com necessidades educativas especiais, baixa visão, a qual tem provocado bastantes desafios, diante da realização de um trabalho diferenciado e de qualidade com a referida aluna, sem deixar de atender todos os alunos da turma, com vista à educação inclusiva, desse modo oportunizando a aprendizagem por meio do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs. Assim, como metodologia, lançou-se mão do REMIND, que é um aplicativo para celular ou tablet, o qual tem uso estritamente pedagógico, onde o professor cria a disciplina, adiciona seus alunos, posta materiais diversos para estudo como textos, vídeos, figuras, fotos, áudio, materiais esses referentes aos conteúdos da disciplina. Nesse aplicativo existe a opção de bate papo, onde a professora e os alunos discutem sobre os materiais que são disponibilizados no REMIND. Importante ressaltar que esta ferramenta tem sido mundialmente utilizada por professores que objetivam maior envolvimento dos alunos com os conteúdos ensinados em sala de aula. Outro fator importante é que utilizou-se a observação de prática pedagógica em sala de aula, com o intuito de tornar os conteúdos estudados disponíveis para todos, inclusive para a aluna com baixa visão, promovendo a aprendizagem de todos. Vale salientar que ao mesmo tempo em que a aluna com baixa visão está se utilizando do tablet para fotografar textos para leitura, pode também ampliar esses do tamanho que melhor se adapta à sua necessidade. Destaca-se também que foram realizadas conversas informais com a aluna para detectar quais meios seriam mais eficazes para promover a sua participação efetiva em todas as atividades extra-classe, assim, favorecendo o processo de inclusão. Segundo Galvão Filho (2008), é importante realizar um estudo individual e pormenorizado com o aluno deficiente para conhecer suas reais necessidades. A partir daí, ir optando pelos recursos que melhor respondam a essas necessidades, inclusive a realização de consulta a outros profissionais, ao mesmo tempo em que se deve proceder a avaliações com o aluno envolvido para detectar possíveis mudanças ou ajustes. A professora conta também com o auxílio de alunas do Pibid para auxiliar em todas as atividades. Dessa forma, o objetivo deste trabalho consiste em oportunizar a inclusão de todos os alunos a todas as atividades da 2ª série do Curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Visconde de Guarapuava, nas disciplinas de Concepções Norteadoras da Educação Especial e Prática de Formação e Estágio, através do uso das TICS na modalidade de aula estendida.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

DRIESSEN, Eliana Aparecida Klein et al.. CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA INCLUSÃO DE ALUNO COM BAIXA VISÃO.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22271-CONTRIBUICAO-DAS-TECNOLOGIAS-DE-INFORMACAO-E-COMUNICACAO-PARA-INCLUSAO-DE-ALUNO-COM-BAIXA-VISAO. Acesso em: 29/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes