A IMPORTÂNCIA DO ATO PEDAGÓGICO DE BRINCAR

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DO ATO PEDAGÓGICO DE BRINCAR
Autores
  • MAGDA SIMONE BARBOZA
  • Aline Richetti
  • ALINE RODRIGUES EDLINGER
  • Alexandra Manto
  • CLEUZA MARIA CAMARGO DUTRA DE SIQUEIRA
  • MARIA ELENA BONATTO PICHLER
  • Pablo Manto
  • ZANANDREIA GUIZZO LUZZATTO
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas docentes na diversidade
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/22104-A-IMPORTANCIA-DO-ATO-PEDAGOGICO-DE-BRINCAR
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Amorosidade, Ato Pedagógico, Brincar.
Resumo
Educar vai muito além da alfabetização, do certo e do errado. Transmitir valores que levem a paz e a harmonia para gerações futuras também é essencial. O melhor caminho para um trabalho educativo com sentido para a vida é despertar na criança a alegria de pensar por si mesma relacionando os conhecimentos com o mundo, propiciar o autoconhecimento e preparar o aluno para uma convivência e uma vida felizes. A presente ação acontece na Escola Estadual de Ensino Fundamental Bandeirantes, no município de Sertão/RS, abrange 30 discentes do 1º ano ao 5º ano e objetiva o despertar de sujeitos autônomos, embasados em valores como a solidariedade, a gentileza, a responsabilidade, o respeito, a ética e a empatia. Educação é uma relação entre seres humanos e não ocorre sem aproximação e envolvimento entre professor e aluno, assim, essa relação é fundada no diálogo e na amorosidade, em um ambiente solidário, onde todos aprendem a aprender. O professor aprende com o aluno e o aluno aprende com o professor. A aprendizagem acontece o tempo todo, através da discussão e reflexão em sala de aula, da informalidade no contato com a natureza e nos momentos lúdicos, de brincadeiras, jogos e diversão. Aprender para a vida, aprender para construir, para equilibrar, para ousar. O ser humano tem outras dimensões, além do cognitivo, abrangido pelo currículo. Brincar faz parte do desenvolvimento físico e emocional da criança e é uma maneira muito rica de se autoconhecer e interagir com o outro e com o mundo ao seu redor. Brincadeiras saudáveis estimulam a capacidade de investigar, de fazer descobertas, de imaginar e de enfrentar desafios. A metodologia ao mesmo tempo em que promove uma convivência respeitosa e afetuosa e provoca os estudantes a se assumirem como protagonistas do seu processo de construção do conhecimento, mostra que é possível criar um ambiente educativo alegre e prazeroso para que a escola não seja encarada como o serviço obrigatório militar a partir dos seis anos de idade. Ao promover a autonomia do aluno, é possível presenciar a satisfação e o contentamento que surgem de um trabalho que desintimida e desentorpece. Ver a transformação de uma atividade simples em algo prazeroso e presenciar a grandeza da decorrência de um aprendizado que não foi imposto, e sim, desejado.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

BARBOZA, MAGDA SIMONE et al.. A IMPORTÂNCIA DO ATO PEDAGÓGICO DE BRINCAR.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/22104-A-IMPORTANCIA-DO-ATO-PEDAGOGICO-DE-BRINCAR. Acesso em: 29/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes