ELEMENTOS POTENCIALIZADORES DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
ELEMENTOS POTENCIALIZADORES DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores
  • Mateus Lorenzon
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/21577-ELEMENTOS-POTENCIALIZADORES-DO-BRINCAR-NA-EDUCACAO-INFANTIL
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Docência na Educação Infantil. Brincar. Espaços e Materiais.
Resumo
Nesse estudo apresenta-se um ensaio de pesquisa no qual investigou-se como o brincar lúdico pode ser potencializado na Educação Infantil por meio da oferta de materiais e espaços condizentes com os interesses e as necessidades das crianças. Os dados que constituíram o corpus da pesquisa foram obtidos mediante a realização de 30 horas de intervenção pedagógica em uma turma de Educação Infantil de uma escola localizada no município de Lajeado/RS. Tais intervenções foram decorrentes do Estágio Supervisionado em Educação Infantil II do Curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIVATES, sendo que os instrumentos de geração de dados foram os Diários de Itinerância do autor, bem como fotografias e filmagens das situações de aprendizagem desenvolvidas para e com as crianças. As informações produzidas foram analisadas mediante a Análise Textual Discursiva (MORAES, GALIAZZI, 2011) e dispostas em duas categorias. A primeira aborda como a transformação do espaço da sala de aula possibilitou o brincar infantil. No decorrer das intervenções realizadas, foram propostas a construções dos cantos na sala de aula para que as crianças pudessem explorá-los em seus momentos de brincar livre. Observou-se que essa situação oportunizava que as crianças brincavam de forma autônoma, negociassem as regras das brincadeiras com os seus pares, além de exercerem a sua criatividade. A segunda categoria produzida trata de como os espaços externos à sala de aula podem ser potencializadores do brincar infantil. Observou-se que o uso desses espaços permite que as crianças explorassem matérias que comumente não podem ser encontrados no interior das salas de aula, tais como folhas, galhos e pedras. Uma vez que o brincar lúdico infantil, não ocorre a partir do nada, isto é, sem materiais, a terceira categoria trata dos materiais que foram ofertados às crianças. Observou-se que a oferta de materiais não-estruturados permitia uma maior interação entre as crianças. Destaca-se assim que a oferta dos materiais e espaços pode contribuir significativamente para qualificar e potencializar o brincar na escola de educação infantil.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

LORENZON, Mateus. ELEMENTOS POTENCIALIZADORES DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/21577-ELEMENTOS-POTENCIALIZADORES-DO-BRINCAR-NA-EDUCACAO-INFANTIL. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes