ESCOLA INDÍGENA WATAKURI: EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NOS ANOS INICIAIS

Publicado em 10/03/2025 - ISBN: 978-65-272-1241-6

Título do Trabalho
ESCOLA INDÍGENA WATAKURI: EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NOS ANOS INICIAIS
Autores
  • Keyliane dos Anjos Leitão
  • JOCYLEIA SANTANA DOS SANTOS
  • Drª. Marcilene de Assis Alves Araujo
  • MARIA DE LOURDES LEONCIO MACEDO
  • kely rejane souza dos anjos de carvalho
Modalidade
Resumo para Seminário de Pesquisa
Área temática
Educação, políticas públicas e justiça social na América Latina
Data de Publicação
10/03/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/pensar-e-repensar/953860-escola-indigena-watakuri--educacao-intercultural-nos-anos-iniciais
ISBN
978-65-272-1241-6
Palavras-Chave
Povo Javaé. Narrativas. Educação Escolar Indígena.
Resumo
Este estudo está alinhado pesquisa de Mestrado Acadêmico em Educação pela Universidade Federal do Tocantins, com o povo Javaé, da aldeia Boa Esperança, Estado do Tocantins, no seguinte questionamento: Como a Escola Indígena Watakuri tem atendido às necessidades educacionais e culturais dos estudantes do Ensino Fundamental I da comunidade Javaé, superando desafios e promovendo a preservação cultural através da educação? Os resultados parciais proveniente das narrativas, caracterizada por entrevistas semiestruturadas com três professores indígenas dos Anos Iniciais. A pesquisa ancorou se na metodologia de história oral temática e pesquisa a campo no qual para obtenção dos resultados pretendidos, alguns aportes teóricos como: (Matos,2023), (RCNEI, 1998), Meihy e Holanda (2013) dentre outros. As entrevistas revelaram a complexidade e os desafios de implementar uma educação escolar e intercultural em um contexto indígena. Os depoimentos dos professores destacaram como, ao longo do tempo, a educação evoluiu de práticas predominantemente orais e informais para um sistema estruturado que busca integrar o conhecimento tradicional Javaé com o currículo formal. O uso de metodologias ativas é utilizado e adaptado como práticas de ensino para respeitar e incorporar as especificidades culturais e manutenção do patrimônio cultural, o que inclui estratégias pedagógicas para abordar os conflitos fonológicos e ortográficos entre o português e a língua materna.
Título do Evento
IV Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina II Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina e do Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LEITÃO, Keyliane dos Anjos et al.. ESCOLA INDÍGENA WATAKURI: EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NOS ANOS INICIAIS.. In: Anais do simpósio internacional pensar e repensar a América Latina e do congresso internacional pensamento e pesquisa sobre a América Latina. Anais...Sao Paulo(SP) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pensar-e-repensar/953860-ESCOLA-INDIGENA-WATAKURI--EDUCACAO-INTERCULTURAL-NOS-ANOS-INICIAIS. Acesso em: 07/12/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes