A EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL E A PANDEMIA

Publicado em 07/10/2022 - ISSN: 2595-5896

Título do Trabalho
A EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL E A PANDEMIA
Autores
  • Michelly Walla Da Silva Araujo
  • Ana Paula Souza do Prado Anjos
Modalidade
RESUMO EXPANDIDO
Área temática
Pedagogia e gestão escolar
Data de Publicação
07/10/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/pedagogiabarreiraseabra2021/434276-a-evasao-escolar-no-brasil-e-a-pandemia
ISSN
2595-5896
Palavras-Chave
Evasão, pandemia, ações políticas
Resumo
A pandemia causada pela Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (Sars-CoV-2) tornou a evasão escolar um dos problemas mais visibilizados na educação escolar. Dado as correlações e impactos da evasão nas desigualdades sociais no Brasil e em diversos países do mundo, decidimos por investigar como esta tem sido enfrentada no contexto da pandemia. Nesse sentido, pretendemos refletir sobre a evasão escolar no Brasil no contexto pandêmico e averiguar quais medidas foram adotadas pelo município de Barreiras-Ba para acompanhamento e garantia de permanência dos estudantes no ensino remoto. Para isso, realizamos uma pesquisa com caráter qualitativo, por meio de estudo bibliográfico para melhor entendimento do tema, e uma pesquisa documental a partir de dados publicados em sites oficiais dos governos federal e municipal, e resultados de pesquisas acadêmico-científicas de instituições/órgãos nacionais e internacionais vinculados à educação. Inicialmente, gostaríamos de esclarecer que a evasão é abordada a partir de diversas perspectivas, e nem todas as formas de saídas do sistema educacional podem entrar nessa categoria. Segundo Bueno (1993), a evasão significa uma postura ativa do educando que decide deixar a escola por conta própria. Desse modo, a responsabilidade recai sobre o estudante e os familiares por não perseverar na vida escolar. Todavia, os motivos que levam a não permanência escolar, em sua maioria, são de natureza externa, ou seja, ocorrem por meio da exclusão, a qual implica na admissão de responsabilidade da instituição e de tudo que a cerca por não ter mecanismos que assegurem o sucesso nos estudos. Conquanto, a pandemia tem colaborado em confirmar isso, ao tornar mais nítido que a ausência de políticas públicas, de investimentos na educação, de infraestrutura para o ensino-aprendizagem, de condições financeiras das famílias e de acesso a recursos pedagógicos/tecnológicos tem pesado significativamente na decisão abandonar a escola. Infelizmente, a evasão não é entendida como reflexos do sistema capitalista e das ideologias da sociedade do conhecimento em que se responsabiliza a vítima pelo próprio fracasso e, geralmente, esse problema não tem sido analisado sob o aspecto da ausência de políticas públicas permanente para acesso democrático a educação. A evasão/exclusão escolar é um problema que atinge, em maior dimensão, as nações subdesenvolvidas. Segundo a UNESCO, em 2018, a taxa de evasão de estudantes de 15 e 17 anos, em países de baixa renda foi é de 59%, enquanto nos países de renda alta é ficou em apenas 6%. No Brasil, esse é um problema histórico, tanto que na década de 80 o quadro educacional do país era assustador, sendo que na 1ª série do 1º grau, cerca de 50% das crianças eram excluídas do ambiente escolar por evasão ou repetência, e cerca de 30% das crianças nunca tinha frequentado a escola. (BARRIOS, 2009). Ao longo das décadas posteriores foram lançados alguns programas na tentativa de reverter esse quadro, com destaque para: o Plano Decenal de Educação, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Bolsa Escola criado em 2001 para atender famílias carentes e assegurar a frequência do aluno no ensino fundamental (BARRIOS, 2009). Entretanto, com o advento da pandemia, o ensino remoto tornou-se a alterativa, quase que, exclusiva para o prosseguimento do ano letivo. Como nesse modelo de ensino, a tecnologia é a protagonista para mediar o ensino-aprendizagem, a precariedade ou falta de equipamentos para professores e estudantes tornaram-se, mas um dos fatores de exclusão. De acordo com os pesquisadores Barberia, Cantarelli e Schmalz (2020), a quase totalidade dos Estados decidiu pela transmissão via internet, (mas) apenas cerca de 15% deles distribuíram dispositivos e menos de 10% subsidiaram o acesso à internet. Segundo os pesquisadores, a maior parte dos planos falhou no quesito em ofertar estratégias de interação com professores e acompanhamento da frequência. No que tange ao município de Barreiras-Ba, a realidade não tem sido muito diferente, as medidas focaram na informatização da educação. Segundo a secretaria de educação foram adotadas duas medidas de maior relevância, a implementação de um Sistema de Gestão Educacional e outro para informatizar todas as áreas da educação denominado Portal Institucional Educa Barreiras Net. Nesse, busca-se oferecer benefícios para gestão escolar em todos os processos de ensino e aprendizagem, permitir o acompanhamento de dados que ajudarão no processo de tomada de decisões sobre o desempenho dos alunos e da escola, assim como, promover a diminuição da evasão escolar entre outras ações pedagógicas. Ainda de acordo a secretaria, nesse portal, ” o professor terá acesso a um ambiente virtual de aprendizagem para interagir com os alunos e demais educadores da rede, na elaboração de planos de aula, diário eletrônico, lançamentos das avaliações, acesso aos relatórios diversos e sobretudo, a uma ferramenta de correção de provas e gabaritos, que será muito útil no Sistema de Avaliação Municipal. Já os estudantes, pais/responsáveis poderão acompanhar a vida escolar, como matrículas online, frequências, ocorrências, conteúdos programáticos, vídeos/aulas e até boletins de resultados nas disciplinas. No entanto, não foram informadas outras medidas para assegurar o acesso e permanência de estudantes que apresentam necessidades especiais, pertencentes a educação de jovens e adultos, residentes no campo e em áreas sem conectividade. Os dados da pesquisa e as reflexões tecidas possibilitaram perceber que a evasão/exclusão é uma problemática anterior ao vírus, mas igualmente complexa e universal que afeta os sistemas educacionais e que exigem políticas articuladas, multidimensionais e contínuas para assegurarem a permanência dos estudantes em todas as modalidades de ensino, e em tempos de crise, como a vivenciada, se fazem ainda mais necessárias, inclusive para reduzir as desigualdades educacionais e sociais a médio e longo prazo. REFERÊNCIAS BUENO, J. L. O. A evasão de alunos. Paideia, FFCLRP – USP. Ribeirão Preto, 1993. BARBERIA, L. G.; CANTARELLI, L. G. R; SCHMALZ, P. H. S. Uma avaliação dos programas de educação pública remota dos estados e capitais brasileiros durante a pandemia do COVID-19. FGV/EESP Clear, Rio de Janeiro, 2020. BARRIOS, A. Evasão escolar em londrina. Revista Eletrônica de Educação. Ano II, No. 04, jan./jul. 2009. UNESCO. Relatório de monitoramento global da educação. 2018. Disponível em: https://prceu.usp.br/wp-content/uploads/2020/10/2018-UNESCORelatorio-Global-Educacao-Genero.pdf. Acesso em: 28 jun. 2021.
Título do Evento
IV Semana de Pedagogia de Barreiras e I Semana de Pedagogia de Seabra (UNEB): Do Cerrado à Chapada: os desafios de ser pedagoga/o em tempos de retrocesso
Título dos Anais do Evento
Semana de Pedagogia (Universidade do Estado da Bahia)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ARAUJO, Michelly Walla Da Silva; ANJOS, Ana Paula Souza do Prado. A EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL E A PANDEMIA.. In: Semana de Pedagogia (Universidade do Estado da Bahia). Anais...Barreiras(BA) UNEB, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pedagogiabarreiraseabra2021/434276-A-EVASAO-ESCOLAR-NO-BRASIL-E-A-PANDEMIA. Acesso em: 06/05/2025

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