REVISÃO NARRATIVA: OS IMPACTOS DAS MÍDIAS NA CONSCIENTIZAÇÃO DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Publicado em 06/01/2025 - ISBN: 978-65-272-0948-5

Título do Trabalho
REVISÃO NARRATIVA: OS IMPACTOS DAS MÍDIAS NA CONSCIENTIZAÇÃO DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
Autores
  • Francisco Jailson Portela Melo
  • Francisco Roger Rocha
  • Graziele Matias Macedo De Azevedo
  • Stanley Barbosa Balbino
  • EDCLEY DE SOUZA TEIXEIRA
  • Samuel Jhones Sales Ximenes
  • Roberta Cavalcante Muniz Lira
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Processo de Doação Orgãos
Data de Publicação
06/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/opo2024/919782-revisao-narrativa--os-impactos-das-midias-na-conscientizacao-da-doacao-de-orgaos
ISBN
978-65-272-0948-5
Palavras-Chave
Doação de órgãos, Mídias Sociais, Conscientização Pública
Resumo
INTRODUÇÃO: A opção por doar os órgãos após a morte encefálica confirmada é uma escolha que salva vidas. As mídias sociais, a exemplo das redes sociais, televisão e rádio, são meios de informar a população sobre os benefícios dessa escolha, facilitando, assim, campanhas de conscientização. Nesse sentido, torna-se possível fomentar a doação e a aceitação dos familiares, facilitar a comunicação entre profissionais da saúde e comunidade e acelerar as filas de espera por transplante de órgãos. OBJETIVO: Compreender como as mídias promovem a conscientização da doação de órgãos no Brasil. MÉTODOS: Consiste em uma revisão narrativa de literatura, em que foram usados os descritores presentes no Descritores de Ciências da Saúde (DeCS/MeSH) “Doação de Órgãos”, “Mídias Sociais” e “Conscientização Pública”. A pesquisa dos trabalhos publicados ocorreu mediante a adaptação dos descritores nas bases de dados PubMed, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scopus, SciELO e Literatura Cinzenta, sendo selecionados 7 estudos nos idiomas português e inglês datados dos últimos 5 anos. Foram excluídas bibliografias não pertinentes ao tema ou datadas de mais de 5 anos de publicação. RESULTADOS: Campanhas realizadas em diversos meios de comunicação para a conscientização da doação de órgãos é uma ferramenta usada não apenas no Brasil, mas também no mundo. Redes sociais, rádio e televisão são as principais ferramentas utilizadas por organizações públicas. Essas iniciativas demonstram um efeito positivo no engajamento da população. Dentro dos estudos analisados, mostrou-se que as campanhas promovidas no Brasil pelo Ministério da Saúde incentivaram 61% de 2 mil famílias, em 2021, a optar pela doação dos órgãos de entes queridos. A comunicação midiática facilita a abordagem do assunto para familiares aceitarem a decisão do transplante de órgãos quando confirmada a morte encefálica do indivíduo, à medida que mostra o potencial de salvar mais vidas e demonstra credibilidade dos profissionais da saúde com a ação. O uso de estratégias, como relacionar o heroísmo e a empatia à doação de órgãos e usar locais públicos como propaganda, são eficientes para obter tais resultados. Isso pode ser visto em um ensaio randomizado selecionado na pesquisa, o qual mostrou que 92,9% dos 167 candidatos que responderam ao questionário sobre campanhas realizadas em shopping centers em Riyadh, na Arábia Saudita, aprenderam novas informações e ampliaram suas percepções sobre a doação de órgãos. As principais limitações encontradas foram a pouca quantidade de produções que analisassem essa temática no Brasil, o que demonstra a necessidade de ampliar pesquisas sobre os efeitos dos meios de comunicação no incentivo à doação de órgãos. CONCLUSÃO: As mídias possuem amplo impacto na conscientização da doação de órgãos, permitem que a população tenha melhor conhecimento sobre o processo, estimulando a escolha de doar. Logo, fomentar estudos a respeito desses impactos influencia políticas públicas de incentivo e de informação sobre o transplante e como ele pode salvar diversas vidas, implicando em menor recusa e, consequentemente, diminuindo o tamanho das filas de espera por transplante.
Título do Evento
II SIMPÓSIO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SOBRAL - 2024
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do II Simpósio de Conscientização sobre o Processo de Doação de Órgãos
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MELO, Francisco Jailson Portela et al.. REVISÃO NARRATIVA: OS IMPACTOS DAS MÍDIAS NA CONSCIENTIZAÇÃO DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS.. In: Anais do II Simpósio de Conscientização sobre o Processo de Doação de Órgãos. Anais...Sobral(CE) SCMS, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/opo2024/919782-REVISAO-NARRATIVA--OS-IMPACTOS-DAS-MIDIAS-NA-CONSCIENTIZACAO-DA-DOACAO-DE-ORGAOS. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

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