ANÁLISE DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE INTERNAÇÕES HOSPITALARES POR NEOPLASIAS MALIGNAS DO OSSO E CARTILAGEM ARTICULAR EM FAIXA ETÁRIA PEDIÁTRICA, NO ESTADO DO PIAUÍ DE 2014 A 2023.

Publicado em 17/06/2024 - ISBN: 978-65-272-0525-8

Título do Trabalho
ANÁLISE DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE INTERNAÇÕES HOSPITALARES POR NEOPLASIAS MALIGNAS DO OSSO E CARTILAGEM ARTICULAR EM FAIXA ETÁRIA PEDIÁTRICA, NO ESTADO DO PIAUÍ DE 2014 A 2023.
Autores
  • Adhonias Carvalho Moura
  • Izabela de Sousa Vasconcelos
  • Heloísa Ferreira de Carvalho
  • Andressa Lima Sena Rosa
  • Esterfany Raimundo Santos
  • Pedro Henrique Freitas Silva
Modalidade
Resumo modalidade Apresentação Oral
Área temática
Oncologia Pediátrica
Data de Publicação
17/06/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/oncopiaui-2024-427661/802350-analise-do-perfil-epidemiologico-dos-casos-de-internacoes-hospitalares-por-neoplasias-malignas-do-osso-e-cartilag
ISBN
978-65-272-0525-8
Palavras-Chave
Câncer de Osso e Cartilagem; Câncer infantojuvenil; Internação Hospitalar; Onerosidade Estatal
Resumo
INTRODUÇÃO: O câncer infantojuvenil apresenta menor latência além de apresentar caráter invasivo, todavia, responde de forma mais eficaz à quimioterapia. Dentre as formas mais comuns de câncer infantojuvenil encontram-se as neoplasias malignas de ossos e cartilagens, que embora sejam mais comuns na adolescência podem surgir ainda na infância. OBJETIVO: Analisar perfil epidemiológico das internações hospitalares por neoplasias malignas do osso e cartilagem articular em faixa etária pediátrica, no estado do Piauí de 2014 a 2023. METODOLOGIA: Por se tratar de um estudo epidemiológico com dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH), os dados já estão em domínio público e não foi necessária a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa. Tratou-se de um estudo epidemiológico, retrospectivo, censitário de abordagem quantitativa dos casos confirmados de neoplasias malignas do osso e cartilagem articular em faixa etária pediátrica, no estado do Piauí de 2014 a 2023. Foram incluídos os casos de confirmados de indivíduos de 0 a 14 anos e foram excluídos indivíduos com díade maior ou igual a 15 anos, também foram excluídos da pesquisa indivíduos não residentes no estado do Piauí. As variáveis buscadas no estudo foram: número de casos por ano; sexo; faixa etária; caráter de internação; número de óbitos; taxa de mortalidade e valor médio por internação. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Houve n=957 casos no período de tempo avaliado com uma média anuam de 95,7. O ano com o maior número de registros foi o ano de 2020 (13,16%). O sexo modal foi o feminino (54,02%), a faixa etária mais atingida foi de 10 a 14 anos (66,14%); o caráter de atendimento predominante foi o de urgência (76,69%). Houve 25 óbitos e destes 64% ocorrem no sexo feminino, a taxa de mortalidade média foi de 2,58, já a maior taxa de mortalidade também foi observada no sexo feminino cujo coeficiente foi de 3,16. O valor médio por internação foi de R$ 1.151,40 e o ano com o maior valor por internação foi o ano de 2018 (R$ 1.928,10). CONCLUSÃO: O perfil epidemiológico dos casos de internações hospitalares por neoplasias malignas do osso e cartilagem articular em faixa etária pediátrica no estado do Piauí de 2014 a 2023 foi de meninas de 10 a 14 anos, internadas em caráter de urgência. A maior quantidade de óbitos foi registrada no sexo feminino, assim como a maior taxa de mortalidade e o ano de 2018 apresentou o maior valor médio por internação.
Título do Evento
ONCOPIAUÍ 2024
Cidade do Evento
Teresina
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Multidisciplinar de Oncologia do Piauí
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MOURA, Adhonias Carvalho et al.. ANÁLISE DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE INTERNAÇÕES HOSPITALARES POR NEOPLASIAS MALIGNAS DO OSSO E CARTILAGEM ARTICULAR EM FAIXA ETÁRIA PEDIÁTRICA, NO ESTADO DO PIAUÍ DE 2014 A 2023... In: Anais do Congresso Multidisciplinar de Oncologia do Piauí. Anais...Teresina(PI) CRM-PI, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/oncopiaui-2024-427661/802350-ANALISE-DO-PERFIL-EPIDEMIOLOGICO-DOS-CASOS-DE-INTERNACOES-HOSPITALARES-POR-NEOPLASIAS-MALIGNAS-DO-OSSO-E-CARTILAG. Acesso em: 22/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes