O USO DE UMA METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MONITORIA DE SEMIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Publicado em 14/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0290-5

Título do Trabalho
O USO DE UMA METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MONITORIA DE SEMIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Autores
  • ARTHUR CHAVES E SILVA FREITAS
  • BENEDITO CLAYVER ARAÚJO
  • Giselle Fontinele da Penha Alcântara
  • Carolina Maia Rodrigues
Modalidade
Painel
Área temática
Patologia Bucal
Data de Publicação
14/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/odonto23/653442-o-uso-de-uma-metodologia-ativa-no-processo-de-ensino-aprendizagem-na-monitoria-de-semiologia--relato-de-experienc
ISBN
978-65-272-0290-5
Palavras-Chave
Metodologias ativas, Ensino, Lesões fundamentais.
Resumo
INTRODUÇÃO: A semiologia é uma ciência voltada para o estudo de sinais e sintomas, visando principalmente o exame clínico adequado e as manobras semiotécnicas exercidas durante esse processo. Dessa forma, o estudo das lesões fundamentais se configura imprescindível diante das possíveis anormalidades que podem ser encontradas rotineiramente na clínica odontológica e que devem ser observadas, analisadas e descritas corretamente durante o exame clínico. A monitoria acadêmica é uma importante ferramenta que se caracteriza não só por proporcionar suporte e auxílio aos alunos, mas sim, por ser uma ponte de conhecimento entre alunos, monitores e professores. Nesse viés, metodologias ativas que contribuem no processo de ensino-aprendizagem dos alunos devem ser cada vez mais investigadas e inseridas por monitores e professores nos âmbitos de ensino. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada durante a monitoria do módulo de Semiologia, a partir da aplicação de um jogo abordando lesões fundamentais e a realização de uma revisão bibliográfica acerca das metodologias ativas de ensino. MÉTODOS: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência da monitoria do módulo de Semiologia, na qual em uma das atividades, os alunos foram organizados em equipes, onde foi aplicado um jogo com tema ilustrativo da série “Stranger Things”, contendo 10 perguntas objetivas e 2 perguntas discursivas abordando um total de 12 lesões diversificadas, com limite máximo de 90 segundos para cada pergunta. Além disso, foi realizado uma busca nas bases de dados PubMed e BVS. Foram selecionados 5 artigos dos últimos 5 anos. RESULTADOS: A utilização de ferramentas digitais em um contexto de gamificação, compõem propostas diferentes e originais, principalmente quando são inseridas dentro de eixos temáticos criativos e dinâmicos como uma série ou desenho. Nesse contexto, de acordo com a literatura, tais aspectos despertam maior atenção dos alunos e produzem maior engajamento na transmissão de conhecimento e aprendizagem, contribuindo em um ambiente mais comunicativo, flexível e passível de questionamentos. CONCLUSÃO: Torna-se nítido que métodos convencionais de ensino em determinadas situações são insuficientes, de tal forma que metodologias ativas podem ser mais encorajadas visando a inovação no âmbito de ensino, a melhoria do processo ensino-aprendizagem e dos fatores que envolvem desempenho acadêmico.
Título do Evento
II Simpósio Internacional de Odontologia do UNINTA
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do II Simpósio Internacional de Odontologia do UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FREITAS, ARTHUR CHAVES E SILVA et al.. O USO DE UMA METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MONITORIA DE SEMIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA... In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/odonto23/653442-O-USO-DE-UMA-METODOLOGIA-ATIVA-NO-PROCESSO-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM-NA-MONITORIA-DE-SEMIOLOGIA--RELATO-DE-EXPERIENC. Acesso em: 29/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes