O USO DE MODELO LÚDICO DE ÁTOMO USANDO TAMPINHAS DE GARRAFA PARA ENSINO E COMPREENSÃO DE ATOMÍSTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 14/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0290-5

Título do Trabalho
O USO DE MODELO LÚDICO DE ÁTOMO USANDO TAMPINHAS DE GARRAFA PARA ENSINO E COMPREENSÃO DE ATOMÍSTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Letícia Maria Marques Pereira
Modalidade
Apresentação Oral
Área temática
Atividades Inovadoras de Ensino e/ou Extensão em Odontologia
Data de Publicação
14/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/odonto23/653116-o-uso-de-modelo-ludico-de-atomo-usando-tampinhas-de-garrafa-para-ensino-e-compreensao-de-atomistica--relato-de-ex
ISBN
978-65-272-0290-5
Palavras-Chave
Atomística, Lúdico, Ensino
Resumo
Introdução: Durante o período escolar, grande parte dos alunos possuem uma baixa afinidade com matérias que exijam um conhecimento mais aprofundado como a matemática, física e química. Consequentemente, ao chegarem na rotina acadêmica, os alunos da área da saúde, como a odontologia, se surpreendem ao encontrarem Bases Químicas na ementa, que apesar de envolver conteúdos encontrados no ensino médio, é de vital importância em outras diversas disciplinas durante o curso, como por exemplo o conteúdo sobre atomística no módulo de Imaginologia, no qual exige o conhecimento sobre partículas atômicas. Objetivos: Relatar como o modelo lúdico com tampinhas de garrafa facilitou a compreensão sobre átomos para os alunos do primeiro semestre do curso de odontologia. Métodos: Durante a monitoria da disciplina de Bases Químicas da Odontologia, procuramos entre 10 a 20 tampinhas de garrafas pet para simbolizarem prótons e nêutrons, papel e caneta para aplicar os símbolos (+) e (0) na parte de cima das tampinhas e utilizou-se também pequenos pedaços de papel para demonstrar os elétrons (-). Logo após, em um dia de monitoria, fizemos uma atividade com os alunos do primeiro semestre do curso de odontologia do Centro Universitário Uninta, utilizando essa metodologia lúdica para aprimorar a aprendizagem dos mesmos sobre semelhança atômica, com uma dinâmica comparativa para identificar se o elemento químico era isóbaro, isótono, isótopo ou isoeletrônico. Resultados: Durante a aplicação da dinâmica, os monitorados conseguiram identificar as comparações praticando diversas vezes e organizando desafios entre si, fazendo com que o estudo e conhecimento sobre partículas atômicas se tornassem simples e dinâmicas, visto que a compreensão sobre atomística é de extrema importância para o acadêmico. Conclusão: Por fim, é possível afirmar que a prática lúdica com as tampinhas obteve sucesso e facilitou a aprendizagem da tão temida química pelos estudantes, de modo que contribuiu para complementar os estudos e levar essa experiência para as demais disciplinas que estarão por vir ao decorrer do curso. Logo, a positiva experiência, trouxeram resultados positivos também para o monitor, pois foi uma maneira simples e didática de realizar a monitoria.
Título do Evento
II Simpósio Internacional de Odontologia do UNINTA
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do II Simpósio Internacional de Odontologia do UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Letícia Maria Marques. O USO DE MODELO LÚDICO DE ÁTOMO USANDO TAMPINHAS DE GARRAFA PARA ENSINO E COMPREENSÃO DE ATOMÍSTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/odonto23/653116-O-USO-DE-MODELO-LUDICO-DE-ATOMO-USANDO-TAMPINHAS-DE-GARRAFA-PARA-ENSINO-E-COMPREENSAO-DE-ATOMISTICA--RELATO-DE-EX. Acesso em: 04/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes