A PERCEPÇÃO DA TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DE PIAGET NA ALFABETIZAÇÃO EM SAÚDE BUCAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 14/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0290-5

Título do Trabalho
A PERCEPÇÃO DA TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DE PIAGET NA ALFABETIZAÇÃO EM SAÚDE BUCAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Sophia Sabóia Mont’Alverne Lopes
  • Maria Auxiliadora Ferreira Araújo
Modalidade
Painel
Área temática
Atividades Inovadoras de Ensino e/ou Extensão em Odontologia
Data de Publicação
14/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/odonto23/652717-a-percepcao-da-teoria-do-desenvolvimento-de-piaget-na-alfabetizacao-em-saude-bucal--relato-de-experiencia
ISBN
978-65-272-0290-5
Palavras-Chave
Alfabetização, Saúde Bucal, Criança.
Resumo
INTRODUÇÃO: Jean Piaget foi um psicólogo, biólogo e pensador suíço. Em sua teoria denominada “Epistemologia Genética” descreve suscintamente 4 períodos de desenvolvimento cognitivo, sendo eles: sensório motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Seus pensamentos fundamentaram a compreensão do intelecto pueril e contribuíram para a aprendizagem assertiva do infante. OBJETIVO: Relatar a importância do conhecimento sobre a teoria do desenvolvimento de Piaget na alfabetização em saúde bucal. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência realizado a partir de uma aula prática do módulo de Desenvolvimento de Habilidades e Atitudes Profissionais I do curso de Odontologia do Centro Universitário Inta -UNINTA durante o semestre 2022.2. A aula prática consistiu em um planejamento de atividades a serem realizadas com as crianças, atividades essas condizentes com a fase de desenvolvimento na qual se encontravam as crianças. A segunda etapa da atividade incluiu uma visita a um centro de Educação Infantil no município de Sobral, Ceará. Os discentes desenvolveram ações de educação em saúde bucal com crianças em idade de 5 anos, essas segundo a teoria piagetiana se encontram na segunda fase de desenvolvimento, o período pré-operatório. Esse período abrange infantes de 2 a 7 anos, em estágio de desenvolvimento da linguagem, das imagens mentais e jogos simbólicos, habilidades percentuais e motoras. Foram realizadas dinâmicas com macro modelos odontológicos, músicas e atividades educativas, além da distribuição de escovas dentais e dentifrícios. RESULTADOS: Foi observado durante o momento de instrução de higiene oral uma falha na compreensão dos alunos quando a didática utilizada pelos acadêmicos limitava-se à linguagem verbal sem associação de exemplos, símbolos e exposições. As crianças possuíram dúvidas quanto ao termo “gengiva”, que foram esclarecidas após apresentação da estrutura e consequente assimilação. CONCLUSÃO: Com base na experiência descrita, o entendimento das fases do desenvolvimento intelectual e suas particularidades mostra-se necessário para a efetiva promoção da saúde, com a adequação instrutiva do cirurgião-dentista ou discente ao público-alvo. A associação entre conhecimento teórico e prático muito contribui para a formação ampliada do futuro cirurgião-dentista.
Título do Evento
II Simpósio Internacional de Odontologia do UNINTA
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do II Simpósio Internacional de Odontologia do UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LOPES, Sophia Sabóia Mont’Alverne; ARAÚJO, Maria Auxiliadora Ferreira. A PERCEPÇÃO DA TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DE PIAGET NA ALFABETIZAÇÃO EM SAÚDE BUCAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/odonto23/652717-A-PERCEPCAO-DA-TEORIA-DO-DESENVOLVIMENTO-DE-PIAGET-NA-ALFABETIZACAO-EM-SAUDE-BUCAL--RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 29/05/2025

Trabalho

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