EFICIÊNCIA DO APLICATIVO GOOGLE MEET DURANTE MONITORIA DE BASES FISIOLÓGICAS NO CURSO DE ODONTOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 14/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0290-5

Título do Trabalho
EFICIÊNCIA DO APLICATIVO GOOGLE MEET DURANTE MONITORIA DE BASES FISIOLÓGICAS NO CURSO DE ODONTOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Ana Lohânna Barros Nascimento
  • Nayanne Ribeiro Gaião Máximo
  • Gisvani Lopes de Vasconcelos
Modalidade
Apresentação Oral
Área temática
Fisiologia
Data de Publicação
14/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/odonto23/649799-eficiencia-do-aplicativo-google-meet-durante-monitoria-de--bases-fisiologicas-no-curso-de-odontologia--relato-de-
ISBN
978-65-272-0290-5
Palavras-Chave
Ensino superior, Tutoria, Fisiologia, Odontologia.
Resumo
Introdução: A tutoria de Bases Fisiológicas dos Seres Vivos pode ser eficaz para ajudar alunos a compreender melhor a disciplina. O uso do Google Meet é uma opção para realizar as sessões de monitoria de forma virtual, e é uma solução mediante alguns impedimentos de universitários e monitores, como, incompatibilidade de horários e dias em reuniões que seriam presenciais ou ausência na cidade. Além disso a plataforma digital Meet possui recursos úteis que otimizam o acompanhamento de discentes. Objetivos: Relatar uso do programa Meet como instrumento para monitoria de bases fisiológicas. Métodos: Trata-se de um relato de experiência vivido como monitora do módulo de Bases Fisiológicas dos Seres Vivos, com estudantes do segundo semestre de Odontologia, do Centro Universitário INTA – UNINTA nos anos de 2022 e 2023. A orientação realizada de forma online tem muitas vantagens, pois os estudantes podem assistir pelo celular (android, iOS), tablets, notebooks, conseguem participar por meio do microfone e câmera ou chat, o Meet também permite apresentações de slides, vídeos, resumos que facilitam a compreensão dos conteúdos abordados. É possível que no encontro haja até cem pessoas, e que dure até uma hora, mas não concede gravação da vídeoconferência. Aconteceram muitos encontros virtuais para esclarecimento de dúvidas acerca dos assuntos da disciplina e os acadêmicos tiveram empenho em participar e aprender mais, interagindo e perguntando, reforçando a eficácia do ensino remoto. Resultados: As reuniões virtuais iniciavam com uma conversa sobre o que os alunos tinham mais dúvidas, ou o que já sabiam, e eles se expressavam pelo microfone ou chat. Havia a correção de questionários e/ou apresentações de slides e resumos. As dúvidas eram sanadas no momento que quisessem, já que bastava ligar o microfone e falar, ou digitar pelo chat. Conclusão: O emprego da plataforma Google Meet mostrou sua serventia como ferramenta oportuna da educação em situações que a aprendizagem não seja possível suceder presencialmente.
Título do Evento
II Simpósio Internacional de Odontologia do UNINTA
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do II Simpósio Internacional de Odontologia do UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NASCIMENTO, Ana Lohânna Barros; MÁXIMO, Nayanne Ribeiro Gaião; VASCONCELOS, Gisvani Lopes de. EFICIÊNCIA DO APLICATIVO GOOGLE MEET DURANTE MONITORIA DE BASES FISIOLÓGICAS NO CURSO DE ODONTOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/odonto23/649799-EFICIENCIA-DO-APLICATIVO-GOOGLE-MEET-DURANTE-MONITORIA-DE--BASES-FISIOLOGICAS-NO-CURSO-DE-ODONTOLOGIA--RELATO-DE-. Acesso em: 23/08/2025

Trabalho

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