LEVANTAMENTOS EPIDEMIOLÓGICOS E O USO DO ÍNDICE CPO-D COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 14/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0290-5

Título do Trabalho
LEVANTAMENTOS EPIDEMIOLÓGICOS E O USO DO ÍNDICE CPO-D COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Nycolas Guto da Silva Marques
  • Expedito Sérgio Barroso de Carvalho
  • Carlos Felipe Fontelles Fontineles
Modalidade
Painel
Área temática
Saúde Coletiva
Data de Publicação
14/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/odonto23/649676-levantamentos-epidemiologicos-e-o-uso-do-indice-cpo-d-como-recurso-pedagogico-na-formacao-do-cirurgiao-dentista--
ISBN
978-65-272-0290-5
Palavras-Chave
Ensino, Inquéritos de Saúde Bucal, Cárie Dentária.
Resumo
Introdução: Levantamentos epidemiológicos na odontologia fornecem informações sobre as principais doenças bucais que afetam a população humana. Para que eles sejam realizados, são estabelecidos fatores que facilitem sua reprodução e que gerem confiabilidade, pois através dos seus resultados poderão ser criadas estratégias de prevenção, tratamento e reabilitação de agravos. Um dos métodos mais utilizados é o índice CPO-D que fornece dados individuais e comunitários sobre a doença cárie, através da visualização da presença de cárie, restauração, ausência ou necessidade de extração dentária. Objetivos: Relatar o uso da epidemiologia, com ênfase no índice CPO-D, como recurso instrutivo e educativo na formação clínica, crítica e reflexiva do profissional cirurgião-dentista. Métodos: A atividade foi dividida em 3 momentos. No primeiro, ocorreu a calibragem a fim de se obter uma padronização de critérios diagnóstico. Assim os alunos foram divididos em duplas e realizaram o exame uns nos outros, seguindo os critérios do índice. O segundo foi a realização do levantamento epidemiológico que ocorreu no dia 24 de abril de 2023, na Escola de Ensino Médio Professor Luís Felipe, no município de Sobral. Foram examinados 110 estudantes do 1º ano do ensino médio. Inicialmente, os adolescentes participaram de uma escovação supervisionada que permitiu uma sensibilização quanto a higienização correta, além de uma melhor visualização da arcada pelos examinadores. Divididos em duplas, devidamente paramentados com os equipamentos de proteção individual (luva, touca e máscara), os estudantes de Odontologia realizaram a avaliação do índice com o auxílio de um abaixador de língua e registraram as informações pertinentes na ficha utilizada pelo SB Brasil 2020. Por fim, a turma se reuniu em equipes para gerar e analisar as informações coletadas, fazendo uma reflexão sobre os resultados e quais medidas poderiam ser tomadas. Resultados: Desse modo, o exercício pôde proporcionar aos estudantes da disciplina de Saúde Coletiva III uma visualização ampla do conteúdo teórico na prática, reforçando que a utilização de didáticas como esta que auxiliam no desenvolvimento de ações de promoção a saúde e estimulam a ampliação de uma visão clínica mais rigorosa, criteriosa e ágil são cada vez mais eficazes e necessárias dentro da graduação. A metodologia utilizada permitiu execução de diagnósticos clínicos de forma prática e supervisionada, além de uma aproximação com a comunidade, compreendo como os determinantes sociais podem influenciar na sua saúde bucal da população. Conclusão: Pode-se efetuar que didáticas como a apresentada na disciplina são essenciais na formação dos futuros profissionais cirurgiões-dentistas, pois fogem do convencional teórico, proporcionando uma integração entre os eixos de saúde coletiva e clínico.
Título do Evento
II Simpósio Internacional de Odontologia do UNINTA
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do II Simpósio Internacional de Odontologia do UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARQUES, Nycolas Guto da Silva; CARVALHO, Expedito Sérgio Barroso de; FONTINELES, Carlos Felipe Fontelles. LEVANTAMENTOS EPIDEMIOLÓGICOS E O USO DO ÍNDICE CPO-D COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/odonto23/649676-LEVANTAMENTOS-EPIDEMIOLOGICOS-E-O-USO-DO-INDICE-CPO-D-COMO-RECURSO-PEDAGOGICO-NA-FORMACAO-DO-CIRURGIAO-DENTISTA--. Acesso em: 13/06/2025

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