O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA APRENDIZAGEM EM ANATOMIA DENTAL HUMANA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 14/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0290-5

Título do Trabalho
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA APRENDIZAGEM EM ANATOMIA DENTAL HUMANA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Expedito Sérgio Barroso de Carvalho
  • Eduardo Marinho Pereira
  • Nycolas Guto da Silva Marques
  • Expedito Victor Dlano Carvalho Freire
  • Carlos Felipe Fontelles Fontineles
Modalidade
Apresentação Oral
Área temática
Anatomia
Data de Publicação
14/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/odonto23/649593-o-uso-de-metodologias-ativas-na-aprendizagem-em-anatomia-dental-humana--um-relato-de-experiencia
ISBN
978-65-272-0290-5
Palavras-Chave
Ensino, Anatomia, Odontologia.
Resumo
INTRODUÇÃO: A anatomia dental exige a compreensão de conceitos abstratos. Os conhecimentos detalhados sobre a dentição humana e as suas funções possibilitam diagnósticos mais eficazes, sendo de extrema importância na formação do cirurgião-dentista. Assim, são necessárias metodologias que ajudem os acadêmicos a fixar o conhecimento sobre as estruturas dentais e as particularidades encontradas em cada indivíduo, facilitando os diagnósticos procedimentos clínicos. OBJETIVO: Enfatizar a relevância do uso de metodologias ativas na aprendizagem relacionada a anatomia dental. METODOLOGIA: A atividade foi desenvolvida na disciplina de Saúde Coletiva III e dividida em dois momentos. No primeiro, ainda em sala de aula, os alunos foram divididos em duplas para treinamento de exame clínico da cavidade oral, com foco no levamento epidemiológico índice CPO-D. O momento possibilitou que os acadêmicos pudessem tirar dúvidas sobre anatomia e cronologia de erupção dentária. O segundo momento aconteceu no dia 24 de abril, na escola EEM Professor Luís Felipe, com foco na realização do levantamento epidemiológico nas turmas do primeiro ano do ensino médio. A atividade teve início com a escovação supervisionada e logo após os adolescentes foram examinados em local iluminado, por acadêmicos de Odontologia devidamente paramentados. RESULTADOS: De início os acadêmicos sentiram dificuldade na realização do exame clínico pela insegurança relacionada as nuances da anatomia dental e reconhecimento dos mais diferentes acidentes anatômicos muitas vezes visualizados apenas na literatura. Assim, muitos hesitaram ao preencher a ficha de CPO-D. Com a supervisão docente, os acadêmicos foram desenvolvendo métodos e estratégias para compreensão das arcadas dentárias, quadrantes, números e morfologia de cada dente. Nesse contexto, a repetição de exame clínicos possibilitou solidificar o conhecimento de anatomia dentária aos alunos em um momento de atividade prática visual e tátil. CONCLUSÃO: O acadêmico de Odontologia tem o papel de reconhecer com exatidão a anatomia dos elementos dentários, além de compreender seus aspectos morfológicos funcionais. Assim, atividades como essa conseguem de maneira eficaz possibilitar a fixação de conteúdos para além da teoria.
Título do Evento
II Simpósio Internacional de Odontologia do UNINTA
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do II Simpósio Internacional de Odontologia do UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARVALHO, Expedito Sérgio Barroso de et al.. O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA APRENDIZAGEM EM ANATOMIA DENTAL HUMANA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/odonto23/649593-O-USO-DE-METODOLOGIAS-ATIVAS-NA-APRENDIZAGEM-EM-ANATOMIA-DENTAL-HUMANA--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 03/05/2025

Trabalho

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