A RELEVÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA CLÍNICA INFANTIL I NA CLÍNICA ODONTOLOGICA DO UNINTA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 14/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0290-5

Título do Trabalho
A RELEVÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA CLÍNICA INFANTIL I NA CLÍNICA ODONTOLOGICA DO UNINTA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Viviane Kaizer Aguiar Ferreira
  • Ana Inara Rodrigues Pereira
  • Leila Frota Gomes
  • Ana Cristina Beviláqua B. Pedroza
Modalidade
Painel
Área temática
Odontopediatria
Data de Publicação
14/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/odonto23/648928-a-relevancia-da-monitoria-academica-clinica-infantil-i-na-clinica-odontologica-do-uninta--relato-de-experiencia
ISBN
978-65-272-0290-5
Palavras-Chave
Educação Odontológica, Odontopediatria, Comportamento Infantil
Resumo
INTRODUÇÃO: O processo de monitoria é uma atividade que desenvolve o aprendizado e habilidades necessárias para ajudar os outros alunos, durante a partilha de conhecimentos o discente consegue aprofundar conhecimentos, pois fortalece o que já sabe, aprende novas coisas e vai desenvolvendo e consolidando a percepção da mesma, inclusive a realização de monitorias acadêmicas pode ajudar a conseguir uma melhor pontuação em processos seletivos de mestrado e doutorado; isso porque as universidades consideram todo o histórico dos candidatos e essa atividade demonstra que a pessoa já tem algumas habilidades do universo docente. A monitoria pode ser renumerada como uma bolsa ou voluntária. OBJETIVO: É descrever e discutir por meio de um relato de experiência de uma discente monitora da disciplina de Clínica Infantil I, do curso de graduação em Odontologia na Clínica Odontológica UNINTA. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de 6 meses no módulo de Clinica Infantil I, envolvendo praticas clínicas, na qual houve participação e acompanhamento dos alunos durante o atendimento, o monitor ajuda tanto o professor como os alunos, através de demonstrações, momento tira duvidas, e auxilio clínico. RESULTADOS: O programa de monitoria permitiu que o monitor tivesse nova forma de aprendizado, e inicio na vida docente, de odontopediatria, o papel do monitor é contribuir no processo de ensino-aprendizagem dos alunos por meio do auxilio nas práticas clínicas como: a conferência dos materiais, analisar os checklist, conferência do odontograma, ajuda na execução dos procedimentos, realização do manejo comportamental nas crianças durante o atendimento e durante os procedimentos. CONCLUSÃO: Conclui-se, portanto, que a atividade de monitoria tem somente a agregar no processo ensino-aprendizagem tanto dos monitores quanto dos alunos assistidos. Sendo primordial a presença de um monitor em módulo clínico, pois além de auxiliar os professores e alunos, estimula também a criação de novas formas de ensino e desperta a vocação para a docência.
Título do Evento
II Simpósio Internacional de Odontologia do UNINTA
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do II Simpósio Internacional de Odontologia do UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERREIRA, Viviane Kaizer Aguiar et al.. A RELEVÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA CLÍNICA INFANTIL I NA CLÍNICA ODONTOLOGICA DO UNINTA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/odonto23/648928-A-RELEVANCIA-DA-MONITORIA-ACADEMICA-CLINICA-INFANTIL-I-NA-CLINICA-ODONTOLOGICA-DO-UNINTA--RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 26/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes