AS ESCREVIVÊNCIAS DAS TRAJETÓRIAS ESCOLARES DAS JUVENTUDES NEGRAS

Publicado em 04/02/2020 - ISBN: 978-85-5722-416-2

Título do Trabalho
AS ESCREVIVÊNCIAS DAS TRAJETÓRIAS ESCOLARES DAS JUVENTUDES NEGRAS
Autores
  • Liliane Souza e Silva
  • Ana Paula Braz Maletta
  • Cirlene Cristina de Sousa
Modalidade
Comunicação oral
Área temática
Narrativas: questões teóricas e metodológicas
Data de Publicação
04/02/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ngp2018/106978-as-escrevivencias-das-trajetorias-escolares-das-juventudes-negras
ISBN
978-85-5722-416-2
Palavras-Chave
escrivivências, jovens negros, narrativas juvenis, vivências escolares
Resumo
O presente trabalho é fruto de um projeto de pesquisa e extensão cujo objetivo é produzir escrevivências de jovens negros no que tange suas trajetórias escolares na educação básica brasileira. Para tal, estes escrevem cartas narrando vivências escolares racializadas desde suas infâncias escolarizadas. Objetiva-se contribuir para o processo de conscientização crítico-formativo dos sujeitos envolvidos nessas trajetórias e, mais especificamente, dar vozes as juventudes negras da educação básica brasileira e analisar como a escrita juvenil negra traz memórias racializadas desde suas infâncias. A partir da obra de Conceição Evaristo destacamos as escrevivências como um importante instrumento narrativo, que por serem projetos de escritas de si possibilitam que se dê visibilidade à narrativa de diversos excluídos sociais. De acordo com Conceição Evaristo, as escrevivências apresentam tanto um viés biográfico, quanto um viés memorialístico, pois são “a escrita de um corpo, de uma condição, de uma experiência negra no Brasil”. Para além da escrita de si, as escrevivências seriam também importantes instrumentos de conscientização, afirmação de si e denúncia social. Assim, a opção metodológica desse trabalho busca também o fortalecimento das perspectivas epistêmicas decoloniais ao explicitar nas narrativas das cartas a exclusão, o silenciamento de sujeitos e os saberes negados pelas epistemologias eurocentradas. Portanto, as escrevivências juvenis são, por um lado, notadas como formas de denúncia de possíveis práticas discriminatórias e racistas na escola. Por outro lado, são inscritas como produções que possam contribuir para o direito das juventudes negras pesquisadas saber-se sujeitos de direito. E, consequentemente, entender os processos de violências e inferiorização a que foram e são submetidas.
Título do Evento
II Simpósio Internacional em Narrativas Gênero e Política
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do II Simpósio Internacional em Narrativas Gênero e Política: Mulheres e resistência em tempos de violação de direitos
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Liliane Souza e; MALETTA, Ana Paula Braz; SOUSA, Cirlene Cristina de. AS ESCREVIVÊNCIAS DAS TRAJETÓRIAS ESCOLARES DAS JUVENTUDES NEGRAS.. In: Anais do II Simpósio Internacional em Narrativas Gênero e Política: Mulheres e resistência em tempos de violação de direitos. Anais...Belo Horizonte(MG) UniBH, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ngp2018/106978-AS-ESCREVIVENCIAS-DAS-TRAJETORIAS-ESCOLARES-DAS-JUVENTUDES-NEGRAS. Acesso em: 08/06/2025

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