RAP, ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI E MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: UMA DIALÉTICA SOBRE UMA REALIDADE (IN)VISÍVEL.

Publicado em 04/07/2017

Campus
Faculdade Nordeste - DeVry | Fanor – Dunas
Título do Trabalho
RAP, ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI E MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: UMA DIALÉTICA SOBRE UMA REALIDADE (IN)VISÍVEL.
Autores
  • Rayanne Da Cruz Andrade
  • Ana Vladia Holanda Cruz
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/48146-rap-adolescentes-em-conflito-com-a-lei-e-medidas-socioeducativas--uma-dialetica-sobre-uma-realidade-(in)visivel
ISSN
Palavras-Chave
Palavras-chave: Adolescentes, Medidas Socioeducativas, RAP.
Resumo
Introdução: O ato infracional praticado por adolescentes pode levá-los ao cumprimento de medidas socioeducativas. Historicamente, as ações junto a esses jovens enfrentaram obstáculos, a exemplo de conjunturas de retrocessos sociais e da vontade de punir expressa pela sociedade, descrita por teóricos da criminologia crítica como uma “volúpia punitivista”. A partir de um estágio ocorrido no segundo semestre de 2016 com um grupo de adolescentes no cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, realizado no Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS (no município de Maracanaú), foi possível participar de uma intervenção, na qual foi usada uma música de RAP que norteou uma roda de conversa sobre perspectivas de vida. As medidas socioeducativas são determinadas pelo judiciário, previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e cumpridas conforme o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE. Os adolescentes presentes na reunião, em sua maioria, eram negros, do sexo masculino, com baixo nível de escolaridade, renda econômica precária, oriundos de regiões periféricas. Ressalta-se que isso não quer dizer que os adolescentes de condições contrárias não pratiquem atos infracionais, mas que existe um processo seletivo na pratica de criminalização e medidas diferenciadas para determinadas classes, conforme apresenta a abordagem rotulacionista sobre o crime e/ou ato infracional. Objetivo: O objetivo deste trabalho é provocar reflexões críticas a respeito do processo que criminaliza adolescentes pobres. Metodologia: As considerações partem de um olhar da psicologia para a subjetividade do sujeito, o contexto cultural, ético e político presentes na letra de RAP proposta durante a reunião, conhecida por todos eles intitula-se “A vida é um desafio”, do grupo Racionais Mc’s. Resultados: Consideramos, como resultados, que o RAP trouxe críticas, denúncias, ideologias embasadas em fatos históricos e inspiradas por figuras, como: Malcom X, Zumbi, Martin Luther King e Angela Davis, todos militantes negros. São mensagens de lutas por justiça, politização de um povo que vive em vulnerabilidade, constante posição de suspeita, preconceitos, violações, vivem numa invisibilidade sob o olhar de uma sociedade estruturada no capitalismo, gerando uma economia inacessível a essas classes excludentes, nega e julga o pobre pelo seu espaço geográfico e só enxerga os que se rebelam e cometem ato infracional, muitas vezes, na busca de sustento ou até mesmo de adequação à lógica desse consumo distante e utópico para eles. Percebe-se também uma naturalização dessa criminalização da pobreza para o próprio morador de periferia, levando-o a acreditar que, exclusivamente nesses espaços, um linchamento ou extermínio se torna algo justo. Apreendeu-se, assim, que essa é a condição desses sujeitos com baixa expectativa de vida: o RAP pode funcionar para eles como um porta voz, uma representatividade, uma legítima luta por dignidade, pois tem como mensageiros protagonistas que viveram realidades semelhantes e a denunciaram. As críticas ao sistema, a fala emancipadora enfatizam também a questão cultural que é marginalizada fora desses espaços. Conclusões: Consideramos que é preciso respeitar o significado do RAP para essa juventude, percebendo-o como um valioso mecanismo em favor da inserção dos adolescentes no sistema de garantia de direitos, pensando nos fatos históricos, culturais, sociais que antecedem essa chegada no judiciário e determinam esse status quo, buscando tratar o ethos da situação, partindo disso, pensar na proposta de socioeducação: De que forma essas medidas estão sendo aplicadas? Para quem são aplicadas? A expressão pelo RAP pode ajudar nestas respostas.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ANDRADE, Rayanne Da Cruz; CRUZ, Ana Vladia Holanda. RAP, ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI E MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: UMA DIALÉTICA SOBRE UMA REALIDADE (IN)VISÍVEL... In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/48146-RAP-ADOLESCENTES-EM-CONFLITO-COM-A-LEI-E-MEDIDAS-SOCIOEDUCATIVAS--UMA-DIALETICA-SOBRE-UMA-REALIDADE-(IN)VISIVEL. Acesso em: 13/10/2025

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