ADAPTAÇÃO DA METODOLOGIA DO HIGHWAY CAPACITY MANUAL 2010 PARA MODELAGEM DO DESEMPENHO OPERACIONAL DE VIAS URBANAS BRASILEIRAS

Publicado em 04/07/2017

Campus
Faculdade Nordeste - DeVry | Fanor – Dunas
Título do Trabalho
ADAPTAÇÃO DA METODOLOGIA DO HIGHWAY CAPACITY MANUAL 2010 PARA MODELAGEM DO DESEMPENHO OPERACIONAL DE VIAS URBANAS BRASILEIRAS
Autores
  • Francisco Cezar Gonçalves Leite Filho
  • Raimundo Nonato Castro da Silva
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Engenharia de Produção
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/48134-adaptacao-da-metodologia-do-highway-capacity-manual-2010-para-modelagem-do-desempenho-operacional-de-vias-urbanas-
ISSN
Palavras-Chave
Modelagem viária, nível de serviço, HCM2010.
Resumo
1-Introdução:No Brasil, conforme o Observatório das Metrópoles (2013) terminou o ano de 2012 com uma frota total de 76.137.125 veículos automotores. Em 2001 havia aproximadamente 34,9 milhões de veículos. Houve, portanto, um incremento da ordem 28,5 milhões, ocorrendo, assim, um crescimento superior a 138,6% entre esses dois anos e como as medidas adotadas pelos gestores das cidades, tais como: Ampliação das vias e oferta de transporte público entre outras não acompanhou esse crescimento. O trafego urbano nas cidades brasileiras tem-se tornado cada vez mais problemático. Assim a medição da qualidade e do nível de serviços das rodovias associadas ao tráfego de veículos em grandes centros urbanos é uma área de pesquisa de suma importância. Devido ao nível de complexidade dos problemas de tráfegos fica praticamente inviável agir diretamente no problema, pois teria que parar vias, desviar rotas entre outras causando dessa forma um problema maior no tráfego. Dessa forma os estudiosos em tráfego tem-se utilizado cada vez mais da modelagem matemática, pois com o avanço dos recursos computacionais os modelos de simulação computacionais têm sido cada vez mais utilizados para ajudar no planejamento e na operação dos sistemas de transporte e trafego urbanos pelos especialistas. 2-Objetivo Geral: Modelar a oferta viária de vias urbanas brasileiras, tendo com base a adaptação dos modelos atualmente existentes, como os apresentados no Highway Capacity Manual 2010.Objetivos Específicos: 1- identificar os procedimentos mais relevantes para a calibração de redes viárias urbanas microssimuladas, com o intuito de desenvolver modelos de estimação do desempenho operacional; 2- calibrar e validar uma rede de microssimulação que servirá como base para o desenvolvimento dos modelos de oferta viária. 3- Avaliar a qualidade dos modelos propostos pelo HCM em estimar o desempenho operacional do tráfego do tráfego urbano local;3- Método:Conforme De Paula (2007) O Highway Capacity Manual – HCM (TRB, 2000) é um manual americano, utilizado mundialmente Kittelson (2000), que contém metodologias para a estimação da Capacidade e do Nível de Serviço (NS) de diversos elementos viários do sistema de transporte terrestre urbano e rodoviário.Setti e Bessa Junior (2011) utilizaram dados obtidos em rodovias dos EUA e Canadá, substituindo-os de forma direta em dez trechos de rodovias em São Paulo. No mesmo trabalho os autores afirmam que foi feita uma replicação direta do método original do HCM com vistas a estudar a capacidade e o nível de serviço de rodovias de pista simples nacionais. Foram geradas ainda as relações entre a taxa de fluxo, a velocidade média de viagem e a porcentagem de tempo seguindo em pelotões, além de tabelas com fatores de ajuste para condições não básicas. Um dos principais objetivos da modelagem da oferta viária reside na análise de capacidade. Segundo TRB (2010) a capacidade de uma via é o fluxo máximo de veículos que ela pode acomodar, em situações normais de operação. A modelagem da oferta de um elemento viário consiste em estimar uma medida de desempenho operacional a partir de características físicas e operacionais do mesmo. Por exemplo, o atraso veicular médio em interseções semaforizadas pode ser estimado a partir de atributos como a qualidade da coordenação semafórica, a demanda veicular e o grau de saturação. O peso e os valores destes atributos na estimativa do atraso são regidos por diversos parâmetros, como os propostos pelo HCM2010. Por exemplo, no cálculo da parcela do atraso incremental, um dos parâmetros refere-se ao efeito do grau de saturação da interseção à montante. Para interseções isoladas, o valor do parâmetro é igual a I=1. Para as interseções que sofrem influência de interseções à montante, o valor de I é função do grau de saturação da mesma.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FILHO, Francisco Cezar Gonçalves Leite; SILVA, Raimundo Nonato Castro da. ADAPTAÇÃO DA METODOLOGIA DO HIGHWAY CAPACITY MANUAL 2010 PARA MODELAGEM DO DESEMPENHO OPERACIONAL DE VIAS URBANAS BRASILEIRAS.. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/48134-ADAPTACAO-DA-METODOLOGIA-DO-HIGHWAY-CAPACITY-MANUAL-2010-PARA-MODELAGEM-DO-DESEMPENHO-OPERACIONAL-DE-VIAS-URBANAS-. Acesso em: 08/09/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes