NEUROCIÊNCIA DO APRENDIZADO: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.

Publicado em 04/07/2017

DOI
10.29327/13461.8-32  
Campus
Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas - DeVry | METROCAMP
Título do Trabalho
NEUROCIÊNCIA DO APRENDIZADO: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.
Autores
  • Nayara Cristina Santos do Nascimento
  • Evelyn Oliveira Moreno
  • Ariel Lira da Silveira
  • Cristina Iwabe
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Pedagogia
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/48121-neurociencia-do-aprendizado--a-importancia-do-ludico-para-o-desenvolvimento-da-crianca
ISSN
Palavras-Chave
Lúdico, Educação, Aprendizagem, Neurociências.
Resumo
Introdução: O presente trabalho com o tema: Neurociência do aprendizado: A importância do lúdico para o desenvolvimento da criança, é resultado de um estudo que vem sendo realizado no curso de licenciatura em pedagogia da disciplina de Neurociências e aprendizagem na instituição Devry Metrocamp na cidade de Campinas-Sp. Neste, refletimos a importância do brincar para o desenvolvimento da criança e quais são suas contribuições que essa prática oferece para o professor avaliar seus alunos, o artigo trata o lúdico como processo educativo, que ao trabalhar ludicamente não está deixando a seriedade dos demais conteúdos, mas a ludicidade é indispensável para o desenvolvimento da criança ajudando a desenvolver inúmeras habilidades. Através do brincar é possível desenvolver as potencialidades individuais como também saber trabalhar suas limitações. O brinquedo é um objeto facilitador, podendo ser utilizado em diferentes contextos, tais como o brincar livre, terapêutico ou pedagógico. A brincadeira a criança representa a realidade que a rodeia em forma de faz de conta, cria e usa a imaginação. Objetivos: Mostrar a importância do lúdico no desenvolvimento da criança, quais são as contribuições para a aprendizagem significativa e a importância do brincar na prática escolar. Metodologia: Pesquisas em sites acadêmicos, pubmed, scielo e bireme. Desenvolvimento: O cérebro comanda todo nosso corpo, logo precisa ser estimulado para ocorrer desenvolvimentos no tempo correto. Se quando a criança brinca ela ativa alguma função cerebral, isso faz com que aquela região que recebeu o estimulo fique mais desenvolvida. Através do brincar a criança descobre outras maneiras de perceber o mundo a sua volta, aprende organizar seus pensamentos, sentimentos e desenvolve a percepção do mundo e de si mesma. Mas é importante ressaltar também a importância da intervenção de um adulto, seja ele os pais ou os educadores, pois a criança quando nasce, já não sabe como se brinca, o que é brinquedo e como utiliza-lo. O brincar deve ser muito valorizado no ambiente escolar, pois é a parte que mais interessa à criança, quando o aprendizado vem através de uma brincadeira se torna mais significativo para ela, pois fica ligado diretamente com o prazer e com isso há uma maior facilidade de assimilação com o brincar e o aprender. A criança é espontânea e o seu modo de brincar não é diferente, ela brinca por prazer e vontade, então o professor tem que se apropriar dessa espontaneidade e promover um ambiente pedagógico dentro das limitações da criança, criando espaços, disponibilizando materiais e através disso fazer as mediações e intervenções. A criança que brinca e é estimulada para isso aprende mais, pois a área de assimilação do conhecimento está bem desenvolvida, claro dentro dos limites da criança, sua idade, etc. Não somente a criança, mas o educador também aprende é brincando que a criança atribui sentido ao mundo no meio em que está inserida. Conclusão: Conclui se que é indispensável e indissociável o lúdico da prática de ensino-aprendizagem, pois é através do brincar que a criança nos mostra suas limitações, que contribui tanto para o aprendizado escolar e para o desenvolvimento pessoal, ao brincar a criança sente prazer em realizar as atividades propostas e com isso o desenvolvimento ocorre facilmente. O ato de brincar para muitos pode ser visto como perda de tempo, mas para a criança brincar é coisa séria, não só pelo fato de ser costumes de criança, mas pelo fato de aproximar o mundo imaginário com o mundo da realidade. O papel da escola é entender a importância do conjunto de todas essas ferramentas para obtenção de bons resultados na aprendizagem dos seus alunos, que todos os métodos têm sua importância em cada etapa da vida e nenhum deles devem ser ausentes nas etapas por quais irão passar. Palavras-chave: Lúdico. Educação. Aprendizagem. Neurociências.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

NASCIMENTO, Nayara Cristina Santos do et al.. NEUROCIÊNCIA DO APRENDIZADO: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA... In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/48121-NEUROCIENCIA-DO-APRENDIZADO--A-IMPORTANCIA-DO-LUDICO-PARA-O-DESENVOLVIMENTO-DA-CRIANCA. Acesso em: 20/06/2025

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