DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL– UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Publicado em 04/07/2017

Campus
Faculdade Nordeste - DeVry | Fanor – Dunas
Título do Trabalho
DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL– UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Autores
  • Mariana Passos Ribeiro Gomes
  • Maria Valdeleda Uchoa Moraes Araújo
  • Mônica Cordeiro Ximenes de Oliveira
  • Magnely Moura do Nascimento David
  • Andréa Stopiglia Guedes Braide
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Fisioterapia
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/48107-desenvolvimento-psicomotor-em-criancas-com-paralisia-cerebral-uma-revisao-sistematica
ISSN
Palavras-Chave
PALAVRAS - CHAVES: Psicomotricidade; Paralisia cerebral ; Lesão cerebral.
Resumo
O desenvolvimento é um processo complexo estrutural e funcional associado ao crescimento, maturação e aprendizagem A psicomotricidade constitui uma variável de fundamental relevância no desenvolvimento do individuo, não importando a variação de sua normalidade psicológica, afetiva e emocional As crianças com paralisia cerebral atingem seus marcos de desenvolvimento mais tarde que as crianças que não apresentam comprometimentos neuromotores e isso independe da inteligência ou do comportamento e sim por consequência da lesão cerebral. Nestes casos, o desenvolvimento não é somente atrasado, mas desordenado e limitado, como conseqüência da lesão cerebral. Descrever o desenvolvimento psicomotor de crianças com paralisia cerebral Estudo de revisão sistemática realizada no período de agosto a dezembro de 2016 nas bases de dados eletrônicas (SciELO, MEDLINE, PubMed, LILACS, CENTRAL, IBECS, Cochrane e PEDro). Foram selecionados artigos em português publicado nos últimos dez anos. Os descritores utilizados para a busca seguiram a descrição dos termos MeSH/DeCS, sendo eles: psicomotricidade, paralisia cerebral combinados com lesão cerebral. Os artigos identificados pela estratégia de busca inicial foram avaliados independentemente por dois autores e tinham que ser textos completos e em português. Os estudos que cumpriram os critérios foram avaliados quanto à qualidade metodológica por meio da escala PEDro, baseada na lista Delphi. Os artigos com baixa qualidade metodológica, com escore menor que 3 foram excluídos. O corpus gerado pelo levantamento bibliográfico resultou em 5 registros, destes, 3 apresentaram significância sobre o desenvolvimento psicomotor de crianças com paralisia cerebral e 2 apresentam significância da estimulação das capacidades psicomotoras ,que elas sendo estimuladas teriam maior êxito na realização das tarefas da vida diária assim se tornando mais independentes . A carência de experiências motoras poderá prejudicar a construção do esquema corporal e desencadear um déficit no desenvolvimento global dessas crianças. Assim, como crianças neurologicamente normais, as crianças com paralisia cerebral são influenciadas pelas restrições do organismo do ambiente e da tarefa. Estas restrições, isoladamente ou em conjunto, afetam as aquisições psicomotoras. PALAVRAS - CHAVES: Psicomotricidade; Paralisia cerebral ; Lesão cerebral.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOMES, Mariana Passos Ribeiro et al.. DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL– UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/48107-DESENVOLVIMENTO-PSICOMOTOR-EM-CRIANCAS-COM-PARALISIA-CEREBRAL-UMA-REVISAO-SISTEMATICA. Acesso em: 21/05/2025

Trabalho

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