CONCEPÇÃO DE PERSONAGENS PARA ANIMAÇÃO 2D: A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA NO PROCESSO CRIATIVO

Publicado em 04/07/2017

Campus
Faculdade Nordeste - DeVry | Fanor – Dunas
Título do Trabalho
CONCEPÇÃO DE PERSONAGENS PARA ANIMAÇÃO 2D: A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA NO PROCESSO CRIATIVO
Autores
  • Thais Maria Camerino de Sá
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Design
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/48074-concepcao-de-personagens-para-animacao-2d---a-aplicacao-da-metodologia-no-processo-criativo
ISSN
Palavras-Chave
Design de personagens, concept art, animação digital, processo criativo, metodologia
Resumo
RESUMO Este trabalho trata-se de um projeto experimental, cujo o objetivo principal é apresentar a aplicação da metodologia desenvolvida pelos autores Patrícia Kelen Takashi e Marcelo Castro Andreo (2011), através de uma proposta de criação de três personagens principais para um projeto de animação digital bidimensional, demonstrando o prelúdio do processo criativo dos personagens, passando pela sua evolução até o resultado final. Além de enfatizar, paralelamente, a importância de estabelecer uma metodologia no processo criativo na concepção de um personagem para projetos voltados para a indústria de entretenimento. A intenção inicial deste trabalho era elaborar um projeto de animação bidimensional completo, composto por roteiro, identidade visual, logo, cartaz, merch, trailer, entre outros elementos. Mas não foi possível devido ao curto espaço de tempo, de quatro meses, para a produção de todas essas categorias, optou-se pelo desenvolvimento somente dos personagens principais. Com este foco, foi necessário estudar o campo de design e animação, já que a metodologia do processo criativo do design de personagens mostra-se como um processo iterativo de design. Inicialmente foram levantados informações históricos sobre os primórdios do cinema de animação clássica até chegar a animação digital, assim como as possíveis técnicas e tipos de linguagem dessa arte, dados relatadas por Alberto Lucena Júnior (2005), Preston Blair(1988), Richard Williams(2001) e Paula Cruz (2006). Sucessivamente, é apresentado o conceito de concept art e design de personagens, para possibilitar uma compreensão mais ampla da metodologia do processo criativo demonstrada em seguida, com base nas noções estabelecidas pelos autores Patrícia Kelen Takashi e Marcelo Castro Andreo (2011). Após o embasamento histórico e teórico das áreas relevantes para este trabalho, é demonstrado a aplicação da metodologia escolhida de forma detalhada, ascendendo ao produto final. Por fim, é efetuado um debate acerca das ideias e resultados alcançados ao longo deste projeto.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SÁ, Thais Maria Camerino de. CONCEPÇÃO DE PERSONAGENS PARA ANIMAÇÃO 2D: A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA NO PROCESSO CRIATIVO.. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/48074-CONCEPCAO-DE-PERSONAGENS-PARA-ANIMACAO-2D---A-APLICACAO-DA-METODOLOGIA-NO-PROCESSO-CRIATIVO. Acesso em: 25/06/2025

Trabalho

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