IMPACTOS NA VIDA ESCOLAR E SOCIAL DE INDIVÍDUOS DISLÉXICOS NA INFÂNCIA

Publicado em 04/07/2017

Campus
Faculdade Nordeste - DeVry | Fanor – Dunas
Título do Trabalho
IMPACTOS NA VIDA ESCOLAR E SOCIAL DE INDIVÍDUOS DISLÉXICOS NA INFÂNCIA
Autores
  • RAFAEL DE OLIVEIRA RODRIGUES
  • Simone de Goes Simonato
  • Samilly de Sousa Barros
  • Aurora Pinheiro do Vale
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/47936-impactos-na-vida-escolar-e-social-de-individuos-dislexicos-na-infancia
ISSN
Palavras-Chave
Palavra-chave: Dislexia; Diagnóstico; Impactos; Escolarização
Resumo
Introdução: Esse distúrbio causa alterações neurológicas no cérebro, quem não tem esse desajuste utiliza três regiões do cérebro ao ler, a primeira faz identificação das Letras, na segunda faz o cérebro entender o significado das palavras e na terceira, na região frontal do cérebro, processa todas essas informações. Em quem tem o transtorno, a primeira e a segunda área são menos ativas, fazendo a terceira trabalhar mais e até o lado direito ser ativado. Discussão sobre as principais características apresentadas pelas pessoas disléxicas e seus impactos nas diferentes esferas da vida do escolar ao social, tornam-se assim relevantes. OBJETIVO: descrever as consequências emocionais, sociais e escolares da dislexia na vida escolar. MÉTODOS: foi realizado levantamentos bibliográficos, do material ¨dislexia e seus impactos na vida escolar e social, (RECKZIEGEL; STEIN, 2016), e do site ¨http://www.dislexia.com.br¨. Buscando encontrar nos materiais teóricos informações sobre esse transtorno linguístico em relação ao desenvolvimento do ser humano, suas causas e possíveis tratamentos que podem auxiliar o indivíduo a conviver com a dislexia e suas consequências. Focando nos impactos causados na vida escolar e social. RESULTADOS: A dislexia é um distúrbio genético, neurobiológico e hereditário, que acaba por inibir o processo de entendimento das letras e comprometer a escrita. O indivíduo tem dificuldade de juntar letras formando sílabas e depois em juntar essas sílabas formando palavras comprometendo a escrita e a leitura, ou seja, é difícil transformar uma letra em som e entender. Contudo, destaca-se que a pessoa disléxica não é considerada doente pois são fisicamente normais, e possui inteligência, (QI), normal. A partir dos 7 anos, a criança e geralmente integrada a leitura e interpretação de palavras, e é neste período em que surge os sintomas, pode ser extremamente lento ao fazer seus deveres, ao contrário, seus deveres podem ser feitos rapidamente e com muitos erros; tem pobre compreensão do texto ou não lê o que escreve; a fluência em leitura é inadequada para a idade; trocar, inventa, acrescenta ou omite palavras ao ler e ao escrever; só faz leitura silenciosa, ao contrário, só entende o que lê, quando lê em voz alta para poder ouvir o som da palavra; desliga-se facilmente, entrando "no mundo da lua"; baixa auto-imagem e auto-estima; confunde direita-esquerda; boa memória longa, mas pobre memória imediata, curta e de médio prazo; frustra-se facilmente com a escola, a leitura, a escrita; forte senso de justiça; muito sensível e emocional, busca sempre a perfeição que lhe é difícil atingir; com muito barulho, o disléxico se sente confuso, desliga e age como se estivesse distraído. Em alguns casos pais e professores acabam acreditando que essa dificuldade é apenas uma fase que a criança passa, e a denominam fracasso escolar, desinteresse e preguiça. Nem todas as crianças atingem um nível de maturidade para leitura numa mesma idade cronológica. Consciente de suas possibilidades intelectuais, o disléxico sofre em função de seu mau rendimento escolar, e diante dos fracassos “retira-se” da competição, tornando-se deprimida. A dislexia e dividiram em auditiva e visual. Na auditiva, são observadas dificuldades na discriminação de sons de letras e palavras compostas, além de falhas na memorização de padrões de sons, instruções e histórias. No visual, há dificuldades em seguir e reter as sequências visuais, na análise e integração visual de quebra-cabeças ou em tarefas similares. CONCLUSÃO: O diagnóstico é clínico e o tratamento é educacional e multiprofissional através de profissionais da área de fonoaudiologia e psicopedagogia de forma interdisciplinar. Nenhum método de tratamento é totalmente eficaz, por isso deve ser escolhida de acordo com o caso. A meta não é a cura, uma vez que o distúrbio é crônico e persiste, em alguns graus, até a idade adulta. Quanto antes for instituída a terapêutica, melhores serão os resultados.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RODRIGUES, RAFAEL DE OLIVEIRA et al.. IMPACTOS NA VIDA ESCOLAR E SOCIAL DE INDIVÍDUOS DISLÉXICOS NA INFÂNCIA.. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/47936-IMPACTOS-NA-VIDA-ESCOLAR-E-SOCIAL-DE-INDIVIDUOS-DISLEXICOS-NA-INFANCIA. Acesso em: 07/06/2025

Trabalho

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