INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EM ANATOMIA HUMANA APLICADA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORES DA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA II

Publicado em 04/07/2017

Campus
Faculdade Nordeste - DeVry | Fanor – Dunas
Título do Trabalho
INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EM ANATOMIA HUMANA APLICADA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORES DA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA II
Autores
  • Bruno Oliveira Mamede
  • Arthur Brasilino Queiroz Pinto Martins
  • Caian Guimarães Lima Façanha
  • Fábio José dos Santos Pereira
  • Iasly costa lima
  • DANIELLA MARA LOPES COELHO
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Fisioterapia
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/47867-iniciacao-a-docencia-em-anatomia-humana-aplicada--relato-de-experiencia-de-monitores-da-disciplina-de-anatomia-hum
ISSN
Palavras-Chave
Anatomia Humana, Funcionalidade, Monitoria, Ensino.
Resumo
INTRODUÇÃO: Anatomia é o estudo do corpo que leva em consideração suas estruturas e funções. O termo anatomia é derivado da palavra grega temnein, que significa “cortar” e compreende as estruturas que podem ser observadas macroscopicamente (sem a ajuda de amplificação) e microscopicamente (com a ajuda de amplificação). A disciplina anatomia humana II está presente no 2º semestre da matriz curricular do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Unichristus perfazendo uma carga horária de 80 horas. Os objetivos da disciplina são: conhecer e estudar o corpo humano de modo funcional no que se refere ao aparelho locomotor e respiratório quando serão abordadas as estruturas no seu aspecto morfológico e de relação com órgãos afins fazendo analogia as variações anatômicas relacionadas com a idade, raças, sexo e biótipo. Os conteúdos na disciplina de anatomia humana II são abordados inicialmente de forma teórica e posteriormente é realizada a prática. A monitoria é uma atividade de apoio pedagógico ofertado aos acadêmicos interessados em aprimorar os conteúdos abordados, bem como solucionar dificuldades em relação à matéria já vista em sala de aula a fim de proporcionar um aperfeiçoamento acadêmico. OBJETIVO: Realizar um relato de experiência acerca do período como monitor da disciplina Anatomia Humana II. METODOLOGIA: Foi realizada no período de agosto de 2015 a junho de 2016 e esta sendo realizada no período de agosto de 2016 a junho de 2017, no Laboratório de Anatomia Humana nos horários de 13 horas às 17 horas do Centro Universitário Christus (Unichristus), localizado na Rua João Adolfo Gurgel, Nº 133, bairro Cocó, Fortaleza-Ceará. Resultados: Para o aluno monitor é uma grande experiência de ensino aprendizado onde fixa-se os conhecimentos estudados quando estava na disciplina. O monitor procura aprender e desenvolve uma capacidade de transmitir o que sabe de uma forma mais simples e sucinta e a utilização de peças anatômicas reais facilita o ensino para os monitorados, pois facilita a visualização dos músculos e ossos. Com o grande contato com essas peças reais o estudante começa a se capacitar para imaginar onde está cada músculo em uma pessoa, facilitando em posterioridade a anatomia palpatória por conta que o acadêmico já está capacitado em saber a localização anatômica dos músculos seja os que possuem uma grande área ou pequena (mais difíceis de localizar). Em certos momentos durante a monitoria os monitorandos tem a liberdade para explicar para turma o que aprendeu uma forma ativa onde ele mostra o conhecimento que desenvolveu e assim como o que acontece com monitor ajuda a fixar melhor os assuntos estudados. Ainda no programa é realizado a elaboração de um artigo/trabalho a ser aplicado no período ou após a vigência do aluno monitor com os monitorandos para ser apresentado no Encontro de Pesquisa e Docência a ser realizado no final da Monitoria. CONCLUSÃO: A monitoria é um recurso valioso no ensino, uma vez que proporciona tanto para o monitorando uma revisão do conteúdo ministrado em sala de aula melhorando na fixação como para o aluno monitor que precisa estar apto para passar o conteúdo para os monitorandos, carecendo de preparo antecipado além de apurar seu método de ensino.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MAMEDE, Bruno Oliveira et al.. INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EM ANATOMIA HUMANA APLICADA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORES DA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA II.. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/47867-INICIACAO-A-DOCENCIA-EM-ANATOMIA-HUMANA-APLICADA--RELATO-DE-EXPERIENCIA-DE-MONITORES-DA-DISCIPLINA-DE-ANATOMIA-HUM. Acesso em: 27/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes