RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NAS SALAS DE ENSINO FUNDAMENTAL I

Publicado em 04/07/2017

Campus
Faculdade Martha Falcão - DeVry | Martha Falcão
Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NAS SALAS DE ENSINO FUNDAMENTAL I
Autores
  • Maria Bernadete Bonini Alves
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Letras
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/47855-relato-de-experiencia-acerca-da-formacao-do-pedagogo-para-o-ensino-da-lingua-portuguesa-nas-salas-de-ensino-fundam
ISSN
Palavras-Chave
Acadêmicos de Pedagogia, Formação docente, Língua Portuguesa.
Resumo
Introdução. Este estudo é relato de uma experiência da professora da disciplina Metodologia do Ensino da Língua e de alunos do 6º Período do Curso de Pedagogia da Faculdade Devry Martha Falcão, no segundo semestre de 2016, ao aplicar um projeto intitulado A Língua em Ação. A importância de atividades práticas na formação do pedagogo que vai atuar em sala de aula é oferecer oportunidade ao acadêmico de uma compreensão do processo de ensino da língua, dos desafios de trabalhar com uma língua tão necessária para que o indivíduo se torne o cidadão. Objetivos: Relatar uma experiência pedagógica por meio da descrição da vivência experimentada com os acadêmicos do curso de Pedagogia. Metodologia: Este estudo utiliza-se da pesquisa descritiva. A população envolvida neste processo é formada por um grupo de 25 acadêmicos do curso de Pedagogia e 117 alunos de escolas públicas e particulares, pertencentes ao ensino fundamental I. A professora titular acompanhou os acadêmicos de Pedagogia aos ambientes propostos para o trabalho. Os dados do relato foram obtidos na aplicação do projeto nos ambientes previstos. Ao final do processo foi realizado um relatório de cada equipe que ajudará na finalização deste relatório. Resultados e Discussão: Ao trabalhar esta concepção de língua com um professor experiente e com alunos do ensino fundamental ávidos por uma nova maneira de entender a sua língua, a insegurança de fazer docência vai desaparecendo dando lugar a um aprendizado de troca, Isso ficou claro durante a realização e aplicação do projeto em que a professora titular permitiu aos acadêmicos trazer as suas experiências de vida. O conteúdo do ensino da Língua Portuguesa foi estabelecido em Língua oral – produção de textos orais; Língua escrita que se subdivide em “prática de leitura” e “prática de produção de textos escritos e análise e reflexão da língua. Em 3 sessões específicas cada equipe aplicou uma atividade, proposta por elas, que representasse um dos conteúdos. A 1º equipe da Prática Oral pautou o trabalho na convicção de que expressar-se oralmente é algo que requer confiança em si mesmo. A 2ª equipe focou a prática de leitura como um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção de significado do texto. Uma 3º equipe trabalhou a produção escrita de textos em busca do escritor competente. A equipe utilizou o gênero História em Quadrinhos. As outras duas equipes, 4º e 5º, ficaram responsáveis em desenvolver a análise e a reflexão da língua. A equipe 4 trabalhou com o tema Lanchonete. E a equipe 5 optou por jogos de memória para que os alunos questionassem o uso de elementos da ortografia da língua. É importante registrar que a professora titular acompanhou os alunos nas sessões e interviu quando achou que poderiam oferecer mais aos alunos presentes na atividade. Para finalizar a aplicação do projeto foi pedido aos acadêmicos um relatório em que eles expusessem os pontos positivos e os negativos do trabalho. Essa atividade deu a oportunidades de professor e equipes perceberem o que foi atingido em termos de objetivos da disciplina Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa. Conclusões: A realização deste projeto proporcionou, além da atividade pedagógica proposta para a disciplina de unir teoria e prática, a oportunidade de refletir acerca do papel do professor de Língua Portuguesa para a formação do cidadão em uma sociedade de conflitos éticos e morais. Ficou nítida a necessidade de o professor dessa área ter um conhecimento amplo em temas transversais e um conhecimento linguístico capaz de resolver as situações da Língua como norma, necessária para que haja a comunicação.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALVES, Maria Bernadete Bonini. RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NAS SALAS DE ENSINO FUNDAMENTAL I.. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/47855-RELATO-DE-EXPERIENCIA-ACERCA-DA-FORMACAO-DO-PEDAGOGO-PARA-O-ENSINO-DA-LINGUA-PORTUGUESA-NAS-SALAS-DE-ENSINO-FUNDAM. Acesso em: 16/07/2025

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