ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR E A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NAS RELAÇÕES ESCOLARES

Publicado em 04/07/2017

Campus
Faculdade Nordeste - DeVry | Fanor – Dunas
Título do Trabalho
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR E A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NAS RELAÇÕES ESCOLARES
Autores
  • Jamille Vasconcelos
  • Guilherme Pinheiro do Nascimento
  • Yuska Natasha Bezerra Felicio Garcia
  • REBECA CAVALCANTE FONTGALLAND
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/47625-atuacao-do-psicologo-escolar-e-a-importancia-da-afetividade-nas-relacoes-escolares
ISSN
Palavras-Chave
Psicologia Escolar. Afetividade. Professor. Aluno.
Resumo
A psicologia escolar enfatiza a importância das relações interpessoais no ambiente escolar, pois compreendemos que o rendimento dos alunos e professores na sala de aula são reflexos das relações. Paulo Freire (1989) defende uma prática dialógica por parte dos educadores, dessa forma o professor deixa de ser encarado como um mero transmissor de conhecimento, mas como um mediador articulando as experiências dos alunos com o mundo, atuando de uma forma mais humanizada enquanto educador. Vygotsky (2006), em sua teoria nos afirma que o aluno se constitui na relação com o outro, e é na escola que há a oportunidade de vivenciar com outros grupos de diversas culturas. A interação social e a mediação fornecida pelo o professor são essenciais para o processo educativo e para a constituição do desenvolvimento do aluno enquanto sujeito. A partir da experiência de Estágio Supervisionado Básico I na escola Municipal Maria Alice, sob a supervisão da professora orientadora Yuska Garcia, compreendemos que os educadores possuem uma barreira em perceber o quão é importante à afetividade na formação dos alunos. O estágio aconteceu com alunos da turma do 3º ano com idades entre sete e nove anos. Foram realizadas intervenções sob a observação da professora orientadora do estágio, dentro do espaço escolar, sob a perspectiva da psicologia escolar. O período do estágio teve duração de um semestre letivo, sendo três meses, com encontros quinzenais, para observação participante e, em um segundo momento, de uma pesquisa-ação com três intervenções, previamente autorizadas pela supervisora e corpo docente da escola. Uma das intervenções propostas, por meio do lúdico, foi o jogo de mímica. Solicitamos que os alunos e professora fizessem um círculo e cada uma pegasse uma bexiga e decorasse a cor da bexiga que pegou. Depois colocamos em um pedaço de papel o nome de algo que queria que algum de seus colegas imitasse. Em seguida enchemos o balão e colocamos o pedaço de papel dentro e só depois daríamos um nó. Ao som de uma música brincamos 5 minutos com os balões e ao parar a música cada um pegou um balão da cor diferente do que encheu. Por fim espocamos o balão e cada uma imitou o nome que estava no pedaço de papel. O psicólogo escolar traz reflexões e conscientização dos papéis que cada um representa, como um grupo na instituição escolar. Buscamos na intervenção trabalhar a relação professor/aluno. Sendo assim, no momento da aplicação da intervenção a professora foi convidada a participar junto com os alunos, porém a mesma se recusou e retirou-se da sala, mesmo sendo explicado a importância da sua presença na intervenção. O nosso objetivo era retira-la do papel de detentora do saber e do conhecimento, configurando assim, uma relação hierarquizada e vertical, para aproximá-la aos alunos em um momento de descontração e horizontalizarmos estas relações, favorecendo os laços afetivos. O psicólogo escolar deve proporcionar um processo de mediação e interação na relação professor/aluno, que por meio de estratégias junto com a equipe multidisciplinar e pais, deve favorecer a aproximação dos mesmos. Compreendemos a importância da afetividade nas relações escolares, pois é também no ambiente escolar que os alunos se constituem como sujeitos, constroem seus valores e muitas vezes por não possuírem relações afetivas positivas no ambiente familiar o professor se torna o único a quem estes alunos podem depositar suas emoções e sentimentos, bem como transformar-se em referências a quem estes alunos seguirão em seu desenvolvimento.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VASCONCELOS, Jamille et al.. ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR E A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NAS RELAÇÕES ESCOLARES.. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/47625-ATUACAO-DO-PSICOLOGO-ESCOLAR-E-A-IMPORTANCIA-DA-AFETIVIDADE-NAS-RELACOES-ESCOLARES. Acesso em: 14/06/2025

Trabalho

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