ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM (EOCA): UM ESTUDO DE CASO.

Publicado em 04/07/2017

Campus
Faculdade Ideal - DeVry | Faci
Título do Trabalho
ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM (EOCA): UM ESTUDO DE CASO.
Autores
  • Ana Carolina Marques Ferreira
  • Leilane Cristina Quaresma Borges Da Silva
  • Lorena Ramalho
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Pedagogia
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/47591-entrevista-operativa-centrada-na-aprendizagem-(eoca)--um-estudo-de-caso
ISSN
Palavras-Chave
Psicopedagogia, Aprendizagem, EOCA, Instrumento, Estudo de caso
Resumo
Introdução: O instrumento de Psicopedagogia utilizado foi a Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA). É um teste idealizado por Jorge Visca que avalia a aprendizagem. A pesquisa iniciou devida uma tarefa solicitada pela disciplina de psicopedagogia de tema sobre aplicação de instrumentos psicopedagógicos. A partir deste trabalho percebemos que a EOCA é um instrumento de significativa importância para a aprendizagem, pois avalia a aprendizagem no nível cognitivo e afetivo. Objetivo: O objetivo do trabalho foi aprender a utilizar esse instrumento. Metodologia: Foi aplicado em sala de aula, no formato de estudo de caso. Participou do teste uma criança de 11 anos, sexo masculino. Dentro da caixa havia alguns materiais. Ao abrir a caixa, deparou-se com todos os materiais, demonstrou interesse curiosidade, observou cada material. Cortou barbante, papel em tiras, EVA e resolveu colar os materiais, porém a cola não segurou todos os materiais. Através de manobra da entrevistadora Ana Carolina, procurou algo mais firme e encontra na caixa fita adesiva e grampeador para fixar o material. Procurou por lápis na caixa e não encontra, solicitou então o auxilio das entrevistadoras.. A sua produção foi um boneco de EVA com braços e pernas de barbante com papel. Durante a produção a criança fez uso da mão direita junto com a mão esquerda e demonstrou uma motricidade fina precisa. A criança, apesar de falar pouco durante a entrevista, demonstrou que fala corretamente e que articula bem as palavras. Resultados: A criança hiper-assimilou e hipo-acomodou com tantos materiais e o uso dos recursos foi mínimo, logo a aprendizagem foi pouca, manteve-se concentrador por 20 minutos durante a produção do boneco, porém não mostrou interesse na leitura ou escrita. A interação com as entrevistadoras foi mínima, apenas quando necessitou de auxílio. Pouca manobra pelas aplicadoras, a modalidade foi pouco estimulada, apenas para orientação acerca das materiais que poderia utilizar. Conclusão: Concluímos que a EOCA é um instrumento realmente válido para a aprendizagem no nível cognitivo e afetivo da criança.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERREIRA, Ana Carolina Marques; SILVA, Leilane Cristina Quaresma Borges Da; RAMALHO, Lorena. ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM (EOCA): UM ESTUDO DE CASO... In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/47591-ENTREVISTA-OPERATIVA-CENTRADA-NA-APRENDIZAGEM-(EOCA)--UM-ESTUDO-DE-CASO. Acesso em: 21/05/2025

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