A INFLUÊNCIA DOS YOUTUBERS NA PERSONALIDADE DO ADOLESCENTE: APRENDIZAGEM OBSERVACIONAL

Publicado em 04/07/2017

Campus
Faculdade Integral Diferencial - DeVry | Facid
Título do Trabalho
A INFLUÊNCIA DOS YOUTUBERS NA PERSONALIDADE DO ADOLESCENTE: APRENDIZAGEM OBSERVACIONAL
Autores
  • Brenda Cardoso de Sousa
  • José Milton de Carvalho Neto
  • Ana Paula Andrade Silva
  • Milene Martins
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/47446-a-influencia-dos-youtubers-na-personalidade-do-adolescente--aprendizagem-observacional
ISSN
Palavras-Chave
Youtubers. Adolescente. Influência na personalidade.
Resumo
Diante das transformações ocorridas na sociedade contemporânea, com o advento da internet vivemos em uma sociedade conectada com as mídias sociais e com isso um cidadão comum pode se tornar mais conhecido e influenciar o comportamento de jovens. Isso pode ser possível com uma câmera na mão, uma ideia na cabeça e uma plataforma como, por exemplo, o You Tube, então surge o fenômeno conhecido como youtuber. Essas pessoas são fenômenos midiáticos, pois ao gravar vídeos sobre assuntos variados para entreter seu público, conseguem a adesão de milhares de pessoas e acabam lucrando/ganhando em média US$ 1 a cada mil visualizações por vídeos. Este trabalho teve como objetivo compreender as diferentes modificações da personalidade do adolescente em relação a sua exposição diante dos youtubers com base nos conceitos de aprendizagem observacional: aprendizado de novas respostas por meio da observação e imitação do comportamento de outras pessoas, proposta por Albert Bandura. O método utilizado foi qualitativo, priorizando o grupo focal. A pesquisa foi realizada em novembro de 2016, no período matutino, numa escola pública de ensino médio de Tempo Integral de Teresina-PI. Os alunos escolhidos para a pesquisa cursavam o primeiro ano do ensino médio, o método para a escolha dos adolescentes foi baseado na seguinte pergunta “Quem de vocês assistem canal no youtube?” a posteriori dez adolescentes voluntariamente mostram interesse em participar da atividade. No primeiro momento houve a aplicação de um questionário com 8 perguntas, e no segundo momento, houve um roteiro de 4 temas para a discussão que o mediador usou para conduzir o grupo. O processo de grupo focal foi filmado com consentimento dos participantes. Os resultados obtidos foram que as temáticas preferidas pelos adolescentes foram: Humor, imitações, seriados, jogos online, beleza, trolagens, orientação sexual, questões sociais, políticas, estudos, futebol e músicas. Os participantes afirmam ficar em média 5 horas por dia conectados assistindo vídeos e seguindo os youtubers nas redes sociais para saberem o assunto do próximo vídeo, bem como, acompanhar a vida dos mesmos. Todos participantes afirmaram que se inspiram em pelo menos em um youtuber para tomar uma decisão ou ter opinião sobre algum fato do cotidiano. Portanto, os resultados obtidos foram satisfatórios aos nossos objetivos, pois os adolescentes através da observação tendem a imitar alguns comportamentos que os youtubers apresentam. Reforço vicariante, modelagem, desinibição e autoeficácia foram alguns dos conceitos que identificamos no processo de modelagem no comportamento e personalidade dos adolescentes, isso pela influência dos youtuberes. Inferimos que adolescentes na busca de si e de sua identidade, procuram no youtuber inspiração para modelar seu comportamento e sua personalidade, tomando para si, as características dos modelos. As características dos observadores e as consequências recompensadoras associadas ao comportamento, reforçam ou enfraquecem os comportamentos já existentes nos adolescentes.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUSA, Brenda Cardoso de et al.. A INFLUÊNCIA DOS YOUTUBERS NA PERSONALIDADE DO ADOLESCENTE: APRENDIZAGEM OBSERVACIONAL.. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/47446-A-INFLUENCIA-DOS-YOUTUBERS-NA-PERSONALIDADE-DO-ADOLESCENTE--APRENDIZAGEM-OBSERVACIONAL. Acesso em: 08/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes