TERAPIA COMPORTAMENTAL INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DE ESTRATÉGIAS LÚDICAS PARA O PROCESSO DE MODELAGEM.

Publicado em 04/07/2017

Campus
Faculdade Nordeste - DeVry | Fanor – Dunas
Título do Trabalho
TERAPIA COMPORTAMENTAL INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DE ESTRATÉGIAS LÚDICAS PARA O PROCESSO DE MODELAGEM.
Autores
  • Maria Dieyme Saraiva da silva
  • Kelly Moreira de Albuquerque
  • Larissa Dourado
Modalidade
Nota prévia
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/47345-terapia-comportamental-infantil--contribuicoes-de-estrategias-ludicas-para-o-processo-de-modelagem
ISSN
Palavras-Chave
Terapia Comportamental Infantil. Estratégias Lúdicas. Modelagem. Análise do Comportamento.
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições das estratégias lúdicas para o processo de modelagem para a aquisição de novos comportamentos e implementação dessa aprendizagem em crianças na prática da clínica analítico-comportamental infantil. Este intuito se justifica pela importância de compreender as potencialidades da teoria para auxiliar o terapeuta comportamental infantil no manejo de contingência para o alcance do seu objetivo terapêutico que comumente é centralizado na aquisição de novos comportamentos mais desejáveis pelos pais. Sabe-se que a comunicação com crianças é facilitada pela utilização de recursos lúdicos, o comportamento de brincar permite o desenvolvimento de um amplo repertório social das crianças, que possibilita oportunidade para exercitá-lo, ampliando e sofisticando o conhecimento, as capacidades e as habilidades sociais. Compreendemos que a psicoterapia realizada junto a crianças utiliza recursos lúdicos a fim de possibilitar a identificação de sentimentos, regras e eventos ambientais determinantes de comportamentos inadequados, meio que auxiliará quanto à compreensão funcional e interventiva referente ao processo de modelagem no âmbito clínico. A Análise do Comportamento considera que os fenômenos comportamentais podem ser estudados por meio do método científico, sejam eles comportamentos de fácil observação ou comportamentos que somente o indivíduo que os apresenta tem acesso, como os pensamentos (comportamento privado). Trata-se de uma investigação bibliográfica exploratória que se organiza metodologicamente da seguinte forma: processo de modelagem, terapia comportamental infantil e estratégias. O conceito do processo de modelagem ocorre quando o responder é modificado gradualmente por meio de reforçamento diferencial de aproximações sucessivas de uma resposta-alvo final desejada. Na abordagem analítico-comportamental, o clínico avalia os comportamentos no sentido de compreendê-los em relação às condições nas quais eles ocorrem e procura intervir sobre os mesmos. Para esta identificação, é necessário utilizar recursos lúdicos como estratégias de tornar público comportamentos privados da criança e relações funcionais através da fantasia, sonhos, histórias, jogos e fantoches para evocar situações reveladoras sobre a história passada ou sobre o momento atual da criança. Dentre este processo, é importante exprimir que a análise funcional é um meio eficaz de identificar as contingências mantedoras de padrões de comportamentos infantis que passam por algum tipo de problema para compreensão da complexa rede de relações com outros aspectos da vida do paciente quanto à formulação de hipóteses dos efeitos de mudanças ambientais nos comportamentos e queixas da criança. Como considerações finais, a psicoterapia com crianças, assim como em qualquer outro público, não possui fórmula precisa de atuação. Afinal, cada caso merece ser analisado individualmente, cabendo ao bom profissional usar os recursos apropriados. Assim, no trabalho clínico com crianças, especificamente, utiliza-se as ferramentas lúdicas como facilitadoras do processo terapêutico. Com estas, espera-se identificar as principais variáveis envolvidas nos comportamentos para que sejam possíveis a aprendizagem de novos repertórios em substituição daqueles considerados inapropriados no contexto de vida da criança. A conclusão aponta-se que normalmente a terapia comportamental infantil é eficiente, seja qual for à condição que a criança enfrenta, tem como objetivos a diminuição do padrão de comportamento desadaptativo, possibilitando o aumento de seu bem-estar e o desenvolvimento de padrões mais adequados de comportamento em seu ambiente.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Maria Dieyme Saraiva da; ALBUQUERQUE, Kelly Moreira de; DOURADO, Larissa. TERAPIA COMPORTAMENTAL INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DE ESTRATÉGIAS LÚDICAS PARA O PROCESSO DE MODELAGEM... In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/47345-TERAPIA-COMPORTAMENTAL-INFANTIL--CONTRIBUICOES-DE-ESTRATEGIAS-LUDICAS-PARA-O-PROCESSO-DE-MODELAGEM. Acesso em: 06/05/2025

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