A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA DE MODA POR MEIO DO OLHAR DE TRÊS FOTÓGRAFOS: MAN RAY, RICHARD AVEDON E DAVID LACHAPELLE.

Publicado em 04/07/2017

Campus
Faculdade Nordeste - DeVry | Fanor – Dunas
Título do Trabalho
A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA DE MODA POR MEIO DO OLHAR DE TRÊS FOTÓGRAFOS: MAN RAY, RICHARD AVEDON E DAVID LACHAPELLE.
Autores
  • Rauithy Gomes de Oliveira
  • Kamilla Vasconcelos
  • Cleuton de Oliveira Freitas Filho
  • Alessandro Gomes
  • Hélio Filho
  • Thais Santiago
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Fotografia
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/47269-a-historia-da-fotografia-de-moda-por-meio-do-olhar-de-tres-fotografos--man-ray-richard-avedon-e-david-lachapelle
ISSN
Palavras-Chave
fotografia, moda, fotografia de moda
Resumo
Introdução: Falar de moda, pressupõe-se abordar de diferentes estilos e acompanhar as tendências em um determinado contexto social, político e econômico. Os fotógrafos Man Ray, Richard Avedon e David LaChapelle tinham uma visão singular sobre moda e revolucionaram os conceitos de moda, luz e corpo em suas épocas. Man Ray adotou uma estética dadaísta e surrealista que envolvia pintura com fotografia, criou uma técnica que poderia não usar câmera em seus trabalhos, usufruindo do fotograma - Raymogramas. Usou em suas fotografias de moda seu repertório artístico inusitado. Inovou na maneira de fotografar moda, se desprendia das técnicas e com suas fotografias ousadas, que transmitem singularmente a alma da mulher, conquistou o mundo. Richard Avedon foi o principal colaborador para a inovação não só do fotojornalismo, mas através de suas lentes foi possível ter o olhar necessário para revolucionar a fotografia de moda. É considerado o percursor de uma nova visão da mulher na sociedade, no período moderno. Em suas obras a modelo passou a adquirir movimento e aparecia em um mundo real, elas eram colocadas em ação, atuando e sorrindo. Avedon decidiu levar as modelos para fora dos estúdios, registrando-as nas ruas ou em casas noturnas. Algo que hoje parece obrigatório nos editoriais de moda, até então era um terreno que nunca fora explorado por qualquer fotógrafo da época. David LaChapelle tem suas obras reconhecidas pelo formato diferente, exagero de cores, em contras a Richard Avedon e a Man Ray que fotografavam em preto e branco, com situações irreverentes que mesclam mundo real e mundo ficcional. Seus trabalhos são carregados de humor, ironia e surrealismo. Um mundo paralelo e surreal é transmitido em imagens que misturam glamour e comédia, beleza e bizarro. Diretor de vários clipes, objetiva inovar em suas obras, mesmo com referências, apresenta um olhar diferenciado e forte. Objetivo: Objetiva-se analisar as características especificas da produção de cada um desses fotógrafos e identificar seus traços estéticos, estilos e forma de propor uma reflexão sobre a história da fotografia de moda e o corpo. Método: Este trabalho trata-se de uma análise descritiva de nove imagens, três de cada fotógrafo, escolhidas aleatoriamente. A análise levará em conta: composição, enquadramento, o corpo e as montagens em pós-edição. Resultados: A análise das fotografias de Man Ray, Avedon e LaChapelle foi dividida em etapas: (1) composição; (2) enquadramento; e (3) análise do corpo e das montagens em pós-edição. Conclusão: A fotografia de moda, é capaz, de refletir as transformações sócio-culturais de uma sociedade, em determinado contexto histórico. Man Ray, Richard Avedon e David LaChapelle, são marcos dentro da fotografia de moda. Cada um em sua época, apesar de utilizarem alguns elementos padrões, como modelo e cenário, o discurso da imagem muda de acordo com o contexto histórico e a influência recebida por cada um deles. Foram pioneiros em suas épocas, devido ao que proporcionaram a fotografia, através da quebra de padrões e maiores possibilidades de inovação. Já que em suas épocas, enxergaram a fotografia de moda não só como mera futilidade, mas sim cercada de contextos sociais e estéticos.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Rauithy Gomes de et al.. A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA DE MODA POR MEIO DO OLHAR DE TRÊS FOTÓGRAFOS: MAN RAY, RICHARD AVEDON E DAVID LACHAPELLE... In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/47269-A-HISTORIA-DA-FOTOGRAFIA-DE-MODA-POR-MEIO-DO-OLHAR-DE-TRES-FOTOGRAFOS--MAN-RAY-RICHARD-AVEDON-E-DAVID-LACHAPELLE. Acesso em: 16/12/2025

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