A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO NAS PRÁTICAS DE MAGISTÉRIO DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR

Publicado em 04/07/2017

Campus
Faculdade Integral Diferencial - DeVry | Facid
Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO NAS PRÁTICAS DE MAGISTÉRIO DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
Autores
  • Caíque Rodrigues de Carvalho Sousa
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Educação
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/47236-a-importancia-do-conhecimento-pedagogico-nas-praticas-de-magisterio-de-professores-do-ensino-superior
ISSN
Palavras-Chave
Conhecimento pedagógico, Teorias educacionais, Tendências pedagógicas, Prática docente, Ensino Superior
Resumo
Introdução: O conhecimento pedagógico embasa o professor no processo ensino-aprendizagem com pressupostos que são utilizados no alcance de metas reais palpáveis, a partir da adoção do conjunto de ideias constituído por teorias educacionais e tendências pedagógicas que direcionam a aprendizagem a diferentes estágios. As teorias educacionais devem ser estabelecidas nas aulas, bem como a disparidade destas com as tendências pedagógicas. Esse trabalho se deu a partir da indagação: O conhecimento pedagógico é utilizado por professores do ensino superior, em suas práticas de magistério? Objetivo: Identificar se os professores do ensino superior evidenciam a importância dos conhecimentos pedagógicos nas suas aulas. Método: A pesquisa foi desenvolvida com 10 entrevistados, todos professores pós-graduados e atuantes no ensino superior, em diferentes cursos, por meio da aplicação de questionário subjetivo que envolvia a importância dos conhecimentos pedagógicos na prática docente, bem como a adoção de teorias educacionais e diferenciação destas de tendências pedagógicas. Resultados: O conhecimento pedagógico é o pressuposto essencial para o agir em sala de aula, atuando como operador epistemológico (80%) e buscando se agregar aos esquemas da Física, Matemática e afins, até então sem importância para estas (20%). Os professores denotaram conhecimento parcial/superficial às teorias educacionais. Enquanto, 50% souberam o que é uma teoria educacional, de forma parcial (voltada só para o ensino ou só para a formação humana), os demais não compreenderam (40%) ou não responderam (10%). Poucos professores estabeleceram uma teoria educacional na definição de sua prática docente. Conforme levantamento, desconsiderando 10% que não souberam definir sua prática educacional, 10% que “flutuaram” nas suas respostas, pois citaram a Epistemologia Genética de Piaget, e 10% que defenderam a pouca abordagem da criticidade, devido trabalhar com disciplinas extremamente cartesianas (disciplinas matemáticas), 70% afirmaram suas práticas como críticas, sendo o modelo interativo, com participação assídua dos alunos, a opção de 40% destes envolvidos. Estando as teorias educacionais, um processo de análise educativa e da dimensão humana e as tendências pedagógicas, um dinamismo (ou não) a ser seguido pelas escolas nas suas práticas diárias, apenas 30% dos entrevistados diferenciaram teorias educacionais de tendências pedagógicas; os demais, deixaram essa distinção nas entrelinhas (40%) ou não diferenciaram (30%). Conclusão: As teorias educacionais e as tendências pedagógicas fazem parte do conhecimento pedagógico, consentido pelos profissionais da educação como operador epistemológico, apesar de uma minoria ainda afirmar uma organização de ensino convencional/sistemática.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUSA, Caíque Rodrigues de Carvalho. A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO NAS PRÁTICAS DE MAGISTÉRIO DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR.. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/47236-A-IMPORTANCIA-DO-CONHECIMENTO-PEDAGOGICO-NAS-PRATICAS-DE-MAGISTERIO-DE-PROFESSORES-DO-ENSINO-SUPERIOR. Acesso em: 15/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes