PIBID CULTURAL: A PRÁTICA LABORATORIAL NO ENSINO DE BIOLOGIA

Publicado em 04/07/2017

Campus
Faculdade Integral Diferencial - DeVry | Facid
Título do Trabalho
PIBID CULTURAL: A PRÁTICA LABORATORIAL NO ENSINO DE BIOLOGIA
Autores
  • Caíque Rodrigues de Carvalho Sousa
  • Ana Paula Soares e Silva
  • Vivianne da Silva Carvalho
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Educação
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/47233-pibid-cultural--a-pratica-laboratorial-no-ensino-de-biologia
ISSN
Palavras-Chave
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Práticas laboratoriais, PIBID Cultural, Cromatina sexual
Resumo
Introdução: O conhecimento da realidade é útil à inserção na prática de magistério, o que deixa o docente a par das dificuldades no processo ensino-aprendizagem. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem a finalidade de estimular os estudantes das licenciaturas a conhecer a realidade da educação básica. As práticas laboratoriais são uma opção no desenvolvimento desse programa. No ensino de Biologia, derruba o modelo tradicional amplamente utilizado por muitos educadores. Visando integrar uma atividade a ser realizada no PIBID Cultural (evento proporcionado pelo PIBID-IFPI), uma prática de laboratório sobre cromatina sexual foi elaborada. Objetivo: Ensinar a alunos do ensino médio como preparar uma lâmina com esfregaço da mucosa oral para a observação e identificação da cromatina sexual, com evidencia de seu significado genético e importância, e diferença entre indivíduos com e sem esse corpúsculo. Método: Inicialmente, elaborou-se um roteiro à realização de prática, em laboratório de Biologia do IFPI campus Teresina Central, para ser apresentada no PIBID Cultural do ano de 2015. Na sequência, fez-se a aquisição de material junto à coordenação institucional do programa, com posterior realização prévia de prática. Por último, socializou-se a atividade para alunos de algumas escolas públicas de Teresina, que prestigiaram o evento. Resultados: A cromatina sexual (ou Corpúsculo de Barr) foi evidenciada nas lâminas preparadas e caracterizada como um corpúsculo heteropicnótico, encontrado nos núcleos interfásicos das células somáticas femininas e dos mamíferos, em geral, cuja formação se dá por um dos cromossomos X sexuais que se duplica tardiamente e que é geneticamente inativo. Os alunos indagaram sobre a importância da cromatina sexual. Devido a sua grande utilidade no diagnóstico do sexo cromossômico, foi evidenciado seu estudo obrigatório nos laboratórios de genética médica, e que a mesma, em mulheres normais, a partir de esfregaços da mucosa oral, apontam frequências positivas que vão de 20 a 50%; porém, em homens normais, é nula ou observada numa taxa muito baixa. Foi verficado que o número de cromatinas sexuais correspondem ao número de cromossomos X menos um. A prática, também, esclareceu a importância da cromatina sexual no diagnóstico de aneuploidias sexuais como as Síndromes de Turner e de Klinefelter, por exemplo, pois, o fato de o indivíduo apresentar esse corpúsculo, não necessiariamente venha a se tratar de uma mulher com cromossomo X sexual inativado; pode-se estar de frente de um homem com Síndrome de Klinefelter, por exemplo, cujo cromossomo X sexual se encontra ao par. Conclusão: A importância de desenvolver práticas laboratoriais é com o intuito de complementar as aulas teóricas, promovendo uma visualização daquilo que antes estava presente apenas no imaginário dos alunos, bem como na compreensão do conteúdo, de modo que estes venham aprender mais e desenvolver habilidades de uma forma mais oportuna. Esses tipos de práticas, também, permitem a construção do conhecimento através do contato teórico-prático, pois, potencialmente, constitui-se um meio para que os discentes se impliquem mental e afetivamente na elaboração de respostas adequadas, face à resolução de problemas.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUSA, Caíque Rodrigues de Carvalho; SILVA, Ana Paula Soares e; CARVALHO, Vivianne da Silva. PIBID CULTURAL: A PRÁTICA LABORATORIAL NO ENSINO DE BIOLOGIA.. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/47233-PIBID-CULTURAL--A-PRATICA-LABORATORIAL-NO-ENSINO-DE-BIOLOGIA. Acesso em: 02/06/2025

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