A ARTE COMO FATOR DESCORTINADOR DO BULLYING ESCOLAR TRATANDO A PROBLEMÁTICA COM ASPECTOS ARTÍSTICOS.

Publicado em 04/07/2017

Campus
Faculdade Martha Falcão - DeVry | Martha Falcão
Título do Trabalho
A ARTE COMO FATOR DESCORTINADOR DO BULLYING ESCOLAR TRATANDO A PROBLEMÁTICA COM ASPECTOS ARTÍSTICOS.
Autores
  • Clícia Michelle Rolim da Costa
  • Adinete Sousa da Costa Mezzalira
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/47217-a-arte-como-fator-descortinador-do-bullying-escolar-tratando-a-problematica-com-aspectos-artisticos
ISSN
Palavras-Chave
Bullying, Arte, Educação e Intervenção
Resumo
Introdução: A escola desenvolve um papel fundamental na formação social do homem e é durante esse processo que ocorrem o desenvolvimento intelectual e emocional do indivíduo (APARECIDA, 2014). Embora haja uma contribuição profissional para tal aprendizado, uma parcela significativa de alunos não aceitam, de maneira considerada “favorável”, as diversidades encontradas no ambiente escolar. Considerando a arte uma relevante ferramenta no processo de ensino – aprendizagem, tornou-se viável a exploração desse mundo artístico como descortinador do bullying escolar, proporcionando assim, uma maneira lúdica de entender e combater tais agressividades. Objetivo: Identificar, através da pesquisa bibliográfica, de que forma a arte pode ajudar no processo de conscientização sobre a prática de bullying dentro do ambiente escolar. Método: Foi realizado uma revisão sistemática de literatura, mediante uma busca eletrônica de artigos indexados na base PEPSIC, publicados no período de 2009 a 2016. Considerando critérios de inclusão/exclusão, foram selecionadas 15 publicações para análise. Resultados: Falar sobre bullying no âmbito escolar é propiciar aos envolvidos esclarecimentos sobre essa abusiva prática de exclusão. Segundo Vebber (2013) é no ambiente escolar que ocorre a interlocução de relações intrapessoais e interpessoais, demandando um planejamento de reflexões sobre identidade, cidadania, ética, convivência e valores. Neto et al (2014) relatam que diante das múltiplas faces e representações que permeiam a violência no espaço escolar é necessário que haja um trabalho onde adolescentes e jovens possam falar, protagonizar e fazer uso da expressão artística como instrumento singular para uma ação educativa comprometida com a consciência crítica da realidade. Stephan et al (2013), observam que a assistência aos alunos não deve se limitar apenas no ambiente escolar, mas também no desenvolvimento de atividades lúdicas, cujas tarefas seriam as de oferecer possibilidades de construção de pensamentos, ideias e ações para superar e prevenir as consequências do bullying. Silva & Costa (2014), ao mostrarem em suas pesquisas algumas intervenções contra o bullying, relatam o uso de vídeos, livros com histórias em quadrinhos, desenhos e palestras sobre a violência nas escolas, como técnicas utilizadas para enfatizar a importância do resgate de valores para um bom convívio social. Conclusão: Dessa forma a arte entra como instrumento socializador para a inclusão dos alunos que estão sofrendo agressões diárias e, através dela, será possível um descortinar sobre a temática, proporcionando uma reflexão sobre suas consequências.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COSTA, Clícia Michelle Rolim da; MEZZALIRA, Adinete Sousa da Costa. A ARTE COMO FATOR DESCORTINADOR DO BULLYING ESCOLAR TRATANDO A PROBLEMÁTICA COM ASPECTOS ARTÍSTICOS... In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/47217-A-ARTE-COMO-FATOR-DESCORTINADOR-DO-BULLYING-ESCOLAR-TRATANDO-A-PROBLEMATICA-COM-ASPECTOS-ARTISTICOS. Acesso em: 16/07/2025

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