WATCHDOG OU LAPDOG? SOBRE O POSICIONAMENTO MIDIÁTICO BRASILEIRO

Publicado em 04/07/2017

Campus
Centro Universitário do Vale do Ipojuca - DeVry | UNIFAVIP
Título do Trabalho
WATCHDOG OU LAPDOG? SOBRE O POSICIONAMENTO MIDIÁTICO BRASILEIRO
Autores
  • Rachel de Melo Farias
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Jornalismo
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/47212-watchdog-ou-lapdog-sobre-o-posicionamento-midiatico-brasileiro
ISSN
Palavras-Chave
Mídia, Fourth Estate, Ditadura Militar
Resumo
Introdução: Indiscutivelmente a mídia desenvolve um papel de extrema relevância no cenário político, sendo responsável por ascensões impactantes e decadências devastadoras. Utilizando-se de tal conhecimento, o presente resume se propõe a responder o seguinte problema de pesquisa: Qual posicionamento exercido pela mídia brasileira diante do Fourth Estate? Método: Em ordem de responder tal pergunta, utilizar-se-á pesquisa de caráter bibliográfico-exploratório. Objetivo: Discutir o posicionamento exercido pela mídia brasileira diante do Fourth Estate. Resultados: O conceito de Fourth Estate, segundo Albuquerque (2008), funda-se na ideia de que a mídia atuaria como um Quarto Estado do reino, salienta-se, contudo, que tal poder é referente a “organização social feudal”, ou seja, aquela onde o clero ocupava o Primeiro Estado, os nobres o Segundo Estado e os Comuns como Terceiro Estado. Neste contexto, a mídia apareceria como um Quarto Estado, representante da “sociedade como um todo”- salienta-se, contudo, que tal expressão cumulava apenas as classes médias, excluindo a trabalhadora, fato assegurado pela de taxas requeridas para a circulação legal de jornais na Inglaterra -. A expressão, entretanto, expandiu-se, atingindo novas dimensões inteiramente diferentes daquela que fundou a mesma, mantendo-se apenas o “ideal liberal do papel da imprensa como guardião dos interesses dos cidadãos contra os abusos do poder” (ALBUQUERQUE, 2008, p. 4), vindo a adquirir, assim, a concepção de watchdog (cão de guarda), expressão amplamente utilizada nos dias atuais. A adequação de tal conceito ao Brasil, contudo, vem sendo alvo de diversas pesquisas, destacando-se a expressão lapdog (cachorro submisso) definida por Donohue, Tichenor e Olien como “ a total submissão à autoridade”, delineando uma mídia dependente e tendenciosa, onde apenas uma classe possuiria poder de expressão, à saber: a dominante, cabendo refletir sobre a presença de elementos de dominação na mídia brasileira. Os autores supracitados, no entanto, não se atêm a nenhum dos modelos previamente citados, qualificando seu papel pelo termo guard dog, em tradução livre: cão de guarda, tal conceito também faz referência a imprensa enquanto acatadora das autoridades, mas não uma “subserviência abjeta”. Albuquerque (2008), coloca bastante assertivamente que primordialmente a imprensa se coloca enquanto submissa, porém pode ceder espaço a perspectivas mais críticas quando lhe for interessante, como é o caso da disputa de poderes internos. Um claro exemplo de tal característica deu-se durante o período ditatorial, quando os jornais da época se colocaram favoráveis ao “novo regime”, sendo, inclusive, parte conspiradora do golpe que os colocou no poder, tópico explorado por Farias e Cardoso (2017), entretanto, este posicionamento não limitou a ação da mesma imprensa em sentido contrário ao mesmo regime quando este se colocou contra sua liberdade de expressão, limitando, através do AI5, os conteúdos vinculados por ela.Conclusão: Portanto, com base no exposto, conclui-se que a mídia brasileira atende a uma agenda própria, tal qual descrito por Donohue, Tichenor e Olien, sendo a expressão guard dog eficaz em descrevê-la, sendo essencial balancear as informações trazidas pela mesma, sempre se utilizando da crítica, buscando elementos vinculadores de posicionamentos políticos e expressões tendenciosas. Cabendo mencionar a expressão utilizado por Cook, trazido por Albuquerque, “governo pela publicidade”, ora, se a mídia salvaguarda a opinião popular, faz-se extremamente eficaz utilizar o seu poder para vincular sucessos ou fracassos ao poder político, respeitando, ainda que de maneira bastante contraditória, a ideia de que a mídia possuiria como função expor aquilo que antes era inacessível a população como um todo.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FARIAS, Rachel de Melo. WATCHDOG OU LAPDOG? SOBRE O POSICIONAMENTO MIDIÁTICO BRASILEIRO.. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/47212-WATCHDOG-OU-LAPDOG-SOBRE-O-POSICIONAMENTO-MIDIATICO-BRASILEIRO. Acesso em: 02/07/2025

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