GESTALT - CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS DA FIGURA-FUNDO NO DESIGN GRÁFICO.

Publicado em 04/07/2017

Campus
Faculdade Nordeste - DeVry | Fanor – Dunas
Título do Trabalho
GESTALT - CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS DA FIGURA-FUNDO NO DESIGN GRÁFICO.
Autores
  • Felipe Carvalho
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Design Gráfico
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/47152-gestalt---caracteristicas-psicologicas-da-figura-fundo-no-design-grafico
ISSN
Palavras-Chave
Gestalt. Design. Figura-fundo. Psicologia.
Resumo
Introdução: Todos já vimos esboços de figuras nas nuvens ou nas sombras, com formas as vezes não tão legíveis, mas que se manifestam e mexem com a imaginação, o inconsciente e até com a fé. No livro "O frio pode ser quente"? (1985) Jandira Mansur nos traz a ideia de que as coisas têm muitos jeitos de ser, só depende de como a gente as vê. Objetivo: Dentro do tocante da Gestalt, este trabalho aborda o tema figura-fundo, apresentando suas características psicológicas voltadas para o design gráfico. Metodologia: Este estudo é resultado de uma revisão bibliográfica, de caráter exploratório, realizado com base nos textos de Tiago Azevedo em Percepção Figura-Fundo | Psicologia da Gestalt. (2017); Isabela F. Meira em Introdução à Gestalt. (2012); João Werner em Figura e Fundo (2015); Elizabete Villibor Flory em A relação figura-fundo e as estruturas infra-lógicas na construção da identidade psicossocial de pessoas com transtornos severos do comportamento. (2004); Ane Caroline Janiro - Por que vemos figuras nas nuvens? (2015) e Kim Ann Zimmermann - Pareidolia: Seeing Faces in Unusual Places. (2012). Desenvolvimento: Criar figuras ou sons a partir de um estímulo vago e aleatório sendo percebido como algo distinto e com significado. Este fenômeno é conhecido como pareidolia, que foi explanado pelo cientista astrônomo Carl Sagan em seu livro O mundo assombrado pelos demônios: A ciência vista como uma vela no escuro (1995), neste Sagan descreve nossos cérebros com um mecanismo de reconhecimento de padrões, onde reunimos pedaços de luz e sombra para tentar montar figuras. Na teoria da Gestalt encontramos explicações para este mesmo fenômeno dentro do conceito de figura-fundo, também conhecida como figura cenário ou segregação. Apesar de Gestalt ser uma palavra alemã intraduzível, a psicóloga Annita de Castilho Cabral (1946) a define como conceito de ‘todos organizados’ ou estruturas, onde cada uma das partes têm seu sentido e função, não sendo de forma independente, mas sendo determinados pelo próprio todo. Sendo assim, a arte começa em princípio a pregnância da forma. Percebendo a forma como resultado da completa relação do todo. Em geral, no contexto gráfico, a figura se destaca por ter significado em relação ao fundo. Isto ocorre por características próprias da figura, como contraste, forma, cor. Ou, até mesmo, por características de motivação pessoal do observador. No conceito figura-fundo há uma tendência visual de simplificação de cena com um objeto principal para onde olhamos, a figura, e tudo o que forma o cenário ao fundo. Apesar do conceito figura-fundo ser um dos princípios da Gestalt ele, geralmente, não é assumido como parte das leis de organização perceptual. Pois a ideia do conceito de figura-fundo está relacionada ao fundamento de simplificação visual de cena. A clássica peça "Faces ou Vaso" ou Vaso Rubin, apresentada em 1915 pelo professor de psicologia experimental Edgar John Rubin, é uma perfeita ilustração do conceito figura-fundo, onde dependendo do seu ponto focal, no preto ou no branco, é possível ver faces ou um vaso. O estudo de Rubin influenciou uma série de psicólogos alemães, incluindo, Max Wertheimer e Wolfgang Kohler. Sendo Max Wertheimer considerado o pai da Psicologia da Gestalt e participou do desenvolvimento das teorias da percepção e agrupamento perceptual. Conclusão: Nossos cérebros representam figuras formadas a partir de padrões de conexão. Esses padrões por vezes usados de forma proposital, são recriados dentro da arte retratando figura e fundo. A figura-fundo apropria-se deste mecanismo para executar essa relação de conexão representando um com muitos, ou muitos com um, depende de como se vê.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARVALHO, Felipe. GESTALT - CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS DA FIGURA-FUNDO NO DESIGN GRÁFICO... In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/47152-GESTALT---CARACTERISTICAS-PSICOLOGICAS-DA-FIGURA-FUNDO-NO-DESIGN-GRAFICO. Acesso em: 10/05/2025

Trabalho

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