OS IMPACTOS DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO ÂMBITO ESCOLAR

Publicado em 04/07/2017

Campus
Centro Universitário do Vale do Ipojuca - DeVry | UNIFAVIP
Título do Trabalho
OS IMPACTOS DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO ÂMBITO ESCOLAR
Autores
  • Aricele De Melo Torres
  • Marillya Gabryela Ferreira Barros do Amaral
  • Letícia Alves da Silva
  • Priscila Dantiely Mendes Dos Santos Marculino
  • Leandro de Lira Vicente
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/47084-os-impactos-da-intolerancia-religiosa-no-ambito-escolar
ISSN
Palavras-Chave
Escola, educação inclusiva, liberdade religiosa, intolerância religiosa
Resumo
Introdução: A liberdade ética religiosa é direito assegurado por lei, está na constituição nacional de 1988. Logo, percebe-se que a mesma constituição, afirma-se a condição de laicidade ao Estado brasileiro (o que ou aquele que não pertence ao clero nem a uma ordem religiosa). As religiões cristãs sempre possuíram uma grande influência e também um grande poder, concomitantemente, no mundo todo. A intolerância religiosa consiste no conjunto de ideologias e condutas ofensivas direcionadas às mais diferentes convicções religiosas. Quando esse tipo de prática atinge níveis mais extremos, torna-se um crime de ódio que fere a liberdade e integridade humana, podendo até pôr em risco a vida da vítima. A partir disto, pretende-se problematizar os modelos do ensino religioso em uma das instituições mais importantes na vida do ser humano: a escola. Objetivo: O presente trabalho busca refletir como a intolerância religiosa acontece e se propaga no ambiente escolar, indagando pelos impactos deste fenômeno sobre a construção dos caminhos de expressão e respeito à diversidade, pressupostos das práticas de educação. Com o intuito de compreender e até mesmo apresentar meios para diminuir a intolerância religiosa nas escolas o trabalho se insere neste âmbito, onde a formação de indivíduos e a forma de pensar dos mesmos se constrói, para ratificar os principais erros cometidos pela educação que, por si só, visa construir o tipo de ser humano (e sociedade, de modo geral) considerado “ideal”. A intolerância, indubitavelmente, inicia-se neste ponto devido às restrições impostas neste modelo educacional, é possível perceber que a partir da aquisição de conhecimentos, o indivíduo cresce e passa a ter um novo olhar sob a realidade vigente. Método: O estudo foi baseado em pesquisa bibliográfica, através de buscas em plataformas de pesquisa online (Scielo e periódicos da CAPES) com os marcadores: “intolerância” and”religiosa”. Foram obtidos dezesseis resultados, sendo desses, apenas cinco publicados nos últimos cinco anos, 3 em 2016 e dois em 2015. Os de 2016 referia-se à Yalorixás e educação: discutindo o ensino religioso nas escolas, e também sobre a intolerancia. Um dos de 2015 refere-se à indagação de por que estudar a história da África e do negro no Brasil hoje. E o último refere-se à história, culturas africanas e enfrentamento da intolerância nas escolas. Sendo assim, os cincos artigos foram considerados, por terem a finalidade de discutir a intolerância no âmbito educativo. Resultados: O propósito principal deste trabalho foi obter a compreensão de como acontece a violação dos direitos humanos no âmbito escolar, com a predominância de um modelo religioso. Na busca de conhecer e até mesmo apresentar meios para diminuir a intolerância religiosa nas escolas, pois diante dos artigos revisados, podemos compreender que a escola é um espaço onde deve promover e fazer existir a expressão das mais variadas religiões presentes no território nacional sem receio algum, como também formações que possam promover professores e todo o núcleo que coordena uma escola para lidar com a diversidade religiosa existente, independente das suas crenças, respectivamente, podendo vir a ser uma medida útil e necessária. Conclusão: A partir da revisão bibliográfica pode-se concluir que escola é um espaço onde as ideias, os pensamentos e os posicionamentos pessoais mais variados são e devem ser expressos sem omissão ou repressão, trazendo desta forma conceitos preliminares para debates do tema, como por exemplo, a necessidade do diálogo, para que a intolerância seja desenraizada do meio escolar.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

TORRES, Aricele De Melo et al.. OS IMPACTOS DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO ÂMBITO ESCOLAR.. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/47084-OS-IMPACTOS-DA-INTOLERANCIA-RELIGIOSA-NO-AMBITO-ESCOLAR. Acesso em: 19/06/2025

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