“O BARULHO DA MINHA DOR”: O SURGIMENTO DE SINTOMAS PSICOSSOMÁTICOS EM ADOLESCENTES VÍTIMAS DE BULLYING NA ESCOLA

Publicado em 04/07/2017

Campus
Centro Universitário do Vale do Ipojuca - DeVry | UNIFAVIP
Título do Trabalho
“O BARULHO DA MINHA DOR”: O SURGIMENTO DE SINTOMAS PSICOSSOMÁTICOS EM ADOLESCENTES VÍTIMAS DE BULLYING NA ESCOLA
Autores
  • Gabriela Santos Nascimento
  • Monalyza Pereira Maciel De Carvalho
  • Julliany Valério da Silva Santos
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/46957-o-barulho-da-minha-dor--o-surgimento-de-sintomas-psicossomaticos-em-adolescentes-vitimas-de-bullying-na-escola
ISSN
Palavras-Chave
Adolescentes, Bullying, Sintomas psicossomáticos
Resumo
Introdução: A prática do bullying na escola refere-se a comportamentos recorrentes de agressão intencional e repetitiva. Na adolescência, o bullying sucede difamando a imagem de uma pessoa perante os outros, em alguns casos, assediada sistematicamente pelo agressor. A vivência de experiências traumáticas, em adolescentes vítimas de bullying, pode favorecer ao desenvolvimento de sintomas psicossomáticos. Objetivo: Esse relato de experiência pretende relacionar o bullying vivenciado por adolescentes com o surgimento de sintomas psicossomáticas. Metodologia: A atividade foi proporcionada através do Projeto Escola Legal, oferecido na modalidade de Extensão Universitária. Esse projeto contempla em seus objetivos a prevenção e a redução da violência na escola. Entre as atividades desenvolvidas na escola, durante um semestre, pretende-se relatar a oficina “O barulho da minha dor”, realizada com 40 alunos do Ensino Médio, de uma escola parceira do projeto. A intervenção grupal da oficina fundamentou-se a na facilitação de uma dinâmica de grupo com os participantes. Com a ressalva, que a atividade consistia em uma simulação, o facilitador convidou dois voluntários para que cada um enchesse uma bexiga. Após isso, um voluntário segurou uma bexiga com suas mãos realizando flexões, à medida que a outra pessoa verbalizava insultos para o colega. Em seguida, foi realizada a inversão dos papéis, ou seja, quem foi o opressor tornou-se o oprimido. Nessa etapa, foram facilitadas as seguintes reflexões: - Como você se sentiu ao ser apelidado? E, quando foram invertidos os papéis, na qual você se tornou a vítima. Quais foram seus sentimentos? A partir dessas reflexões, outra bexiga foi cheia, com a qual o facilitador, pressionou várias vezes para simular como os sentimentos de inferioridade, medo, insegurança, raiva, e, a própria expressão subjetiva do corpo, manifesta suas emoções através dos sintomas psicossomáticos em vítimas do bullying. Resultados: Durante o desenvolvimento da atividade, os participantes que se revelaram como vítimas relataram possuir sentimentos como medo, raiva, solidão, vontade de faltar às aulas, como também, ocorreram relatos de sintomas psicossomáticos, como enurese, dores de cabeça, suor frio ou excessivo, sensação de nó ou dor no peito. Quando os adolescentes relatavam esses sintomas, que emergem a curto e médio prazo na vítima, não conseguiram relacioná-los as doenças psicossomáticas. Esses sintomas, juntos ou isolados causam efeitos nas atividades rotineiras dos adolescentes, em muitos casos, estendem-se por toda a vida do indivíduo. A intervenção grupal favoreceu para identificar os fatores de vulnerabilidade, resiliência, e, as habilidades prossociais entre os adolescentes que vivenciaram o bullying de forma traumática. Conclusões: O conhecimento sobre os impactos do bullying na saúde mental do adolescente promove o estabelecimento de estratégias para a prevenção e enfrentamento do bullying na escola, como também, convoca a atuação do psicólogo com os alunos que apresentam efeitos a curto e longo prazo desse tipo de vitimização.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NASCIMENTO, Gabriela Santos; CARVALHO, Monalyza Pereira Maciel De; SANTOS, Julliany Valério da Silva. “O BARULHO DA MINHA DOR”: O SURGIMENTO DE SINTOMAS PSICOSSOMÁTICOS EM ADOLESCENTES VÍTIMAS DE BULLYING NA ESCOLA.. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/46957-O-BARULHO-DA-MINHA-DOR--O-SURGIMENTO-DE-SINTOMAS-PSICOSSOMATICOS-EM-ADOLESCENTES-VITIMAS-DE-BULLYING-NA-ESCOLA. Acesso em: 14/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes