EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS: DISCUSSÕES QUE REFLETEM EM UMA QUEBRA DE PARADIGMAS

Publicado em 04/07/2017

Campus
Centro Universitário do Vale do Ipojuca - DeVry | UNIFAVIP
Título do Trabalho
EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS: DISCUSSÕES QUE REFLETEM EM UMA QUEBRA DE PARADIGMAS
Autores
  • Larissa Da Silva Tavares
  • Elaynne Felix da Costa
  • anderson duarte freire
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/46950-educacao-sexual-nas-escolas--discussoes-que-refletem-em-uma-quebra-de-paradigmas
ISSN
Palavras-Chave
Escola. Sexualidade. Sexo.
Resumo
O tabu do sexo gera nas pessoas uma dificuldade de conversar sobre o tema e, consequentemente, uma compreensão distorcida e incompleta. Na escola, este cenário não é diferente, pois a educação tem sido conservadora e limitada, focada no biológico e informativo. Os próprios professores, na maioria das vezes, não estão preparados para trabalhar com a temática e lidar com a diversidade sexual dos jovens e adolescentes. O nosso objetivo com o projeto de Extensão Educação Sexual nas Escolas foi levar conhecimento a nível biopsicossocial sobre questões relacionadas a sexo e sexualidade, tentando desconstruir conceitos e preconceitos sobre o tema e suas práticas, associando-os a bem-estar, qualidade de vida e cidadania, promovendo responsabilidades. A principal ferramenta de trabalho foi a “caixa da sexualidade”, que consistia numa pequena urna, lacrada, na qual os alunos, uma semana antes, depositavam suas questões sem precisar se identificar. No encontro seguinte, a caixa era aberta na sala de aula e realizávamos uma roda de conversa, momento em que eles também faziam perguntas e levantavam questões in loco. A partir das indagações, por eles trazidas, levantávamos outras tantas no intuito de dar o máximo de abrangência aos temas ligados a sexualidade. Assim, questões como aborto, homossexualidade, modalidades de sexo, orgasmo, entre outros, circularam nas mais diversas salas de aula da escola. O público era formado por adolescentes e jovens do Ensino Médio de uma escola estadual de Caruaru. Participaram cerca de 800 alunos entre meninos e meninas, assim como os professores que se dispuseram a tal. A partir do que era vivenciado, percebíamos, principalmente, discursos machistas. Dificilmente as meninas perguntavam, mas quando o faziam eram vistas como “safadas”, diferentemente dos meninos que eram tidos como “sabem tudo”, em que muitas vezes relatavam experiências pessoais colocando-se no lugar de dominador. Suas perguntas, em grande parte, eram direcionadas a própria satisfação, como por exemplo “Qual a melhor posição?”, “Qual o tamanho ideal do pênis pra dar prazer a mulher?”. Era perceptível que o desejo da parceira não estava em questão, mas sim a necessidade de se mostrarem viris. Deste modo, procurávamos questioná-los sobre seus posicionamentos levando-os a repensar seus discursos e práticas. A Extensão nos oportunizou e também possibilitou aos alunos da escola, a ampliação, ressignificação e desconstrução de conceitos e valores sobre sexo e sexualidade, contribuindo assim para posicionamentos mais consistentes no que diz respeito a aspectos teóricos e práticos tanto a nível pessoal como profissional.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

TAVARES, Larissa Da Silva; COSTA, Elaynne Felix da; FREIRE, anderson duarte. EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS: DISCUSSÕES QUE REFLETEM EM UMA QUEBRA DE PARADIGMAS.. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/46950-EDUCACAO-SEXUAL-NAS-ESCOLAS--DISCUSSOES-QUE-REFLETEM-EM-UMA-QUEBRA-DE-PARADIGMAS. Acesso em: 15/06/2025

Trabalho

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