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Faculdade Ideal - DeVry | Faci
Título do Trabalho
ESTAGIOS DE PIAGET
Autores
  • Jadi Lorena Do Prado De Carvalho
  • francileia da silva farias
  • ANA SYLVIA VALENTE COLINO
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Pedagogia
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/46876-estagios-de-piaget
ISSN
Palavras-Chave
Estágios Piagetianos, Metodologia Ativa, Conservação de massa.
Resumo
Introdução: Aplicação da prova de conservação de massa: Relato de experiência com duas meninas gêmeas de 6 anos. A problemática foi medir se através da prova piagetiana realmente seria possível determinar o estágio de desenvolvimento. A relevância se justifica pelo fato de ter sido uma atividade avaliativa das disciplinas Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem. Objetivo: Aprender a aplicar a prova piagetiana e Identificar o estágio que cada criança se encontra mesmo sendo gêmeas. Método: Metodologia ativa, estudo de caso e observação. Desenvolvimento: Após leitura de Sampaio (2009) foi providenciado o material e planejado as perguntas. Os responsáveis assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) autorizando a participação e divulgação dos resultados em eventos científicos. Participaram 3 acadêmicas de Pedagogia, sendo uma como aplicadora e as outras fazendo registro e observação. O material foi massinha de modelar na embalagem, celular para filmagem, caneta e papel. Sujeitos foram duas meninas gêmeas de 6 anos e 1 mês cursando 1º série na rede privada de ensino. Mostrou-se o material e solicitou-se que escolhesse duas cores de massinha. Fez-se a igualdade inicial, perguntou-se se tinha a mesma a quantidade de massa, alternadamente foi modificado os formatos de pizza, salsicha e bola e após cada modificação era perguntado se havia a mesma quantidade de massa. Na confrontação foi dito que outra criança respondeu o contrário para avaliar se mantinha a afirmação inicial, encerrou-se agradecendo e entregando um brinde com bombons. Resultado: Uma respondeu que em todas as formas tinha a mesma quantidade e após a confrontação permaneceu confiante na sua resposta, já a outra disse que não, pra ela a bolinha tinha mais massa que a cobrinha e na confrontação discordou e tentou convencer a aplicadora que a outra criança estava enganada. A primeira menina se encontra no estágio pré-operário, pois demonstrou a conservação de massa e a outra se enquadrou no estágio sensório motor, pois ainda não reconhece a conservação de que não se havia tirado nem colocado mais massa, reconhecendo que mesmo sendo gêmea toda a criança tem um desenvolvimento de maturação das estruturas de pensamento único e que nenhuma fase de desenvolvimento é igual. Considerações finais: O uso de metodologia ativa se configurou como eficaz para os acadêmicos aprenderem a aplicação e analise das provas, segundo Piaget os estágios são: sensório-motor (0-2 anos), pré-operatório (2 a 7 anos) e operatório (concreto 7 a 11 anos e formal que vai de 11 em diante), foi possível perceber que apesar de serem gêmeas, cada uma se encontrou em estágio diferente. O domínio desses instrumentos pelos futuros pedagogos garante maior segurança para atuação futura no mercado de trabalho.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARVALHO, Jadi Lorena Do Prado De; FARIAS, francileia da silva; COLINO, ANA SYLVIA VALENTE. ESTAGIOS DE PIAGET.. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/46876-ESTAGIOS-DE-PIAGET. Acesso em: 02/08/2025

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