DIFERENCIAÇÃO EM DESIGN - MASCULINO E FEMININO DO SÉCULO XIX AOS DIAS ATUAIS.

Publicado em 04/07/2017

Campus
Faculdade Nordeste - DeVry | Fanor – Dunas
Título do Trabalho
DIFERENCIAÇÃO EM DESIGN - MASCULINO E FEMININO DO SÉCULO XIX AOS DIAS ATUAIS.
Autores
  • Felipe Carvalho
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Design Gráfico
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/46848-diferenciacao-em-design---masculino-e-feminino-do-seculo-xix-aos-dias-atuais
ISSN
Palavras-Chave
Diferenciação. Design. Masculino. Feminino. Sociedade.
Resumo
Introdução: A diferença de gênero é vista desde a forma física até nos hábitos de consumo dos mesmos. Assim, a diferenciação em design por gênero também é percebida. Objetivo: Este trabalho pretende mostrar como acontece a diferenciação em design por parte dos gêneros desde o século XIX e como o mercado se comporta nos dias atuais. Metodologia: Partindo de uma revisão bibliográfica de caráter exploratório com base nos textos do livro Objetos de Desejo de Adrian Forty (2007) e pesquisa realizada no site da cidade de Nova York (www.nyc.gov) foram obtidos os resultados deste estudo. Desenvolvimento: A partir do século XVI houve uma exclusão das mulheres, de classe média e alta, da vida política e comercial. Foram atribuídas a elas diferenças físicas reais e psicológicas especulativas em comparação ao homem. Fazendo com que na metade do século XIX a vida pública feminina fosse restritamente voltada às funções sociais. Na figura masculina estava presente a força, o vigor e a repressão das emoções, enquanto na figura feminina era concebida a imagem de fragilidade e delicadeza, com temperamento sensível e emocional. Durante a era vitoriana, na década de 1910 os ideais masculinos, em comparação com os femininos, eram expressados como: grosseiro, forte e agressivo. Artigos que tem o design determinado pelo gênero são encontrados em todos os períodos da história. Bolsas, escovas de cabelo, perfumes. Do vestuário ao canivete. Para o público feminino eles sempre eram mais refinados, com linhas, ornamentos e cores. Trazendo para o produto a imagem de delicadeza e fragilidade. Já nos produtos masculinos não haviam tantos ornamentos e detalhes. Os relógios de pulso vendidos pela Army and Navy Stores (século XIX) eram muito maiores para os homens do que os modelos femininos. Esses usavam couro como material da pulseira e em seu mostrador os algarismos eram romanos. Os modelos de relógio femininos eram menores, com pulseira em metal ornamentado, linhas e mostradores mais delicados, traziam números arábicos com formas curvilíneas. Em geral eram mais caros se comparados com os relógios masculinos. Essa diferença de preço é ainda aplicada nos dias de hoje. Podemos encontrar um mesmo serviço com preços diferentes por conta do gênero do cliente. O corte de cabelo é um bom exemplo, o preço do corte feminino é sempre mais caro, independente do comprimento do cabelo. Em Nova York, o DCA (Department of Consumer Affairs) realizou uma pesquisa em 2015 e constatou que os produtos femininos são 42% mais caros que os masculinos. (https://www1.nyc.gov/assets/dca/downloads/pdf/partners/Study-of-Gender-Pricing-in-NYC.pdf) Conclusão: Por séculos houve um secundarismo feminino onde a mulher era retratada como um ser inferior, fraco e frágil. Apesar de hoje ainda encontrarmos sessões masculina e feminina, nada lhe impede de usar um artigo destinado ao sexo oposto ao seu. A diferenciação por gênero não foi abolida por completo, o preço dos produtos/ serviços são provas disso, porém essa diferenciação fica menos distinta conforme nossa sociedade evolui.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARVALHO, Felipe. DIFERENCIAÇÃO EM DESIGN - MASCULINO E FEMININO DO SÉCULO XIX AOS DIAS ATUAIS... In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/46848-DIFERENCIACAO-EM-DESIGN---MASCULINO-E-FEMININO-DO-SECULO-XIX-AOS-DIAS-ATUAIS. Acesso em: 04/08/2025

Trabalho

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