A TEORIA DA PSICOGÊNESE DA PESSOA COMPLETA NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Publicado em 04/07/2017

Campus
Centro Universitário do Vale do Ipojuca - DeVry | UNIFAVIP
Título do Trabalho
A TEORIA DA PSICOGÊNESE DA PESSOA COMPLETA NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
Autores
  • Thaís Matias Vicente
  • Ana Cláudia Da Silva Ferreira
  • Flaviane Albuquerque
  • Jessica Gomes de Almeida Lima
  • Carolina Vasconcelos
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/46791-a-teoria-da-psicogenese-da-pessoa-completa-no-programa-saude-na-escola
ISSN
Palavras-Chave
Saúde Escolar. Educação. Enfermagem.
Resumo
Introdução: A teoria de Henri Wallon centrada na gênese da pessoa completa, tem contribuição ao observar a interação da criança com seu meio natural e na comparação de suas idéias com outras teorias do desenvolvimento. Nessa perspectiva, ele elaborou um método próprio de estudo: a análise genética comparativa com outros conjuntos, na qual eram realizadas comparações para verificar o processo de desenvolvimento da criança. A partir da gênese da pessoa completa, uma tentativa de observar o modelo de Henri Wallon, foi verificando achados bibliográficos a respeito do programa saúde na escola (PSE). Tal programa, implanta a promoção da saúde na escola, ambiente que assume um papel importante na formação do indivíduo. O PSE foi criado em 05 de dezembro de 2007, instituído pelo decreto nº 6.286 tendo como objetivo principal realizar ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, integrando as redes do Sistema de Educação e do Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivo: Este presente estudo tem como objetivo, buscar na teoria da Psicogênese da pessoa completa de Henri Wallon, subsídios que possam ser aplicados no Programa Saúde na Escola, com o intuito de adotar novas práticas que venham a facilitar a didática tanto em sala de aula como nas ações de promoção à saúde em âmbito escolar. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo descritivo, do tipo revisão de literatura, realizado através da busca de artigos nas bases de dados Bireme; Google Acadêmico; Scielo; utilizando como critérios de inclusão os artigos que davam ênfase a Teoria de Henri Wallon centrada na gênese da pessoa completa e ao Programa Saúde na Escola, artigos disponíveis em texto completo no idioma de português e artigos entre os anos de 2010 a 2014. Como critério de exclusão foram excluídos artigos que só disponibilizavam o resumo, artigos em língua estrangeira, teses, dissertações, casos clínicos, notas de revistas e que não retratavam da proposta do estudo. Resultados: A vinculação da saúde ao ambiente escolar tem sido algo transformador e eficaz, que vem trazendo melhorias e resultados mais efetivos por meio da intersetorialidade, ou seja, uma articulação entre vários setores das diferentes políticas. Tomando como referencial as pesquisas realizadas se pode constatar que é possível introduzir a proposta Walloniana no PSE discutindo o desenvolvimento intelectual dentro de uma cultura humanizada, onde a inteligência não é colocada como o principal componente desse desenvolvimento, e sim a vida psíquica, que contribui para o desenvolvimento afetivo, motor e cognitivo. Percebe-se através destas contribuições que a participação dos pais, educadores e profissionais de saúde são fundamentais para a construção de uma atitude consciente em relação à qualidade de vida. Dessa forma, as contribuições de Henri Wallon assumem um papel importante na formação do indivíduo, pois ela é entendida como um meio funcional na sociedade, podendo ser aplicadas no ambiente escolar, visto que é um local de interações sociais entre professores, alunos, familiares e profissionais de saúde. Considerações Finais: O PSE é compreendido como a interseção entre os setores saúde e escola, propondo atenção à saúde de crianças, adolescentes e jovens. Os profissionais de saúde junto aos profissionais de educação, podem aplicar a teoria da psicogênese da pessoa completa de Wallon em ações educativas, debatendo a temáticas sobre a importância de hábitos saudáveis, oportunizando que as informações que são passadas sejam colocadas em pratica para o desenvolvimento psíquico e intelectual do educando, assim possibilitando comportamentos mais benéficos.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VICENTE, Thaís Matias et al.. A TEORIA DA PSICOGÊNESE DA PESSOA COMPLETA NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA.. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/46791-A-TEORIA-DA-PSICOGENESE-DA-PESSOA-COMPLETA-NO-PROGRAMA-SAUDE-NA-ESCOLA. Acesso em: 06/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes