PROVA PIAGETIANA “CONSERVAÇÃO DE PEQUENOS CONJUNTOS DISCRETOS DE ELEMENTOS”

Publicado em 04/07/2017

Campus
Faculdade Ideal - DeVry | Faci
Título do Trabalho
PROVA PIAGETIANA “CONSERVAÇÃO DE PEQUENOS CONJUNTOS DISCRETOS DE ELEMENTOS”
Autores
  • LIA MARIA LIMA BARROS
  • ana nascimento souza ribeiro
  • Simone de Jesus Conceição alves
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Pedagogia
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/46478-prova-piagetiana-conservacao-de-pequenos-conjuntos-discretos-de-elementos
ISSN
Palavras-Chave
Aplicação Prova Piagetiana, estágios, Conservação de pequenos Conjuntos discretos de elementos.
Resumo
Introdução: Aplicação da prova operatória “Conservação de pequenos Conjuntos discretos de elementos”: Um relato de experiência. O problema de pesquisa foi testar se realmente esta prova permite avaliar o estágio do sujeito. A relevância se justifica pelo fato de ter sido uma atividade avaliativa das disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem Objetivo: Aprender a aplicação da prova Piagetiana e determinar o estágio que o sujeito se encontra. Método: Metodologia ativa descritiva e observação. Desenvolvimento: Após leitura de Sampaio (2009) foi providenciado o material e elaborado as perguntas. Os responsáveis assinaram o termo de consentimento livre esclarecido (TCLE) autorizando a aplicação e divulgação dos resultados em eventos científicos. O local foi numa sala de aula, com espaço antecipadamente organizado para recepção das crianças e responsáveis. Participaram 3 acadêmicas de pedagogia, sendo uma como aplicadora e as outras fazendo registros e observação. O sujeito foi uma menina de 7 anos e 11 meses, cursando o 1° ano do ensino fundamental numa escola pública. Utilizou-se os seguintes materiais: 20 fichas de papel cartão, no qual 10 fichas de cor verde e 10 de cor preta, medindo 2 cm de diâmetro cada. Primeiramente procurou-se deixar o sujeito à vontade. Foi lhe apresentado as fichas de cor verde e preta no qual, o sujeito fizesse o reconhecimento de cor e forma, e escolhesse as fichas de sua preferência que foi a de cor verde, restaram as de cor preta para o aplicador, foi colocado em sua frente apenas 7 fichas, deixando três de fora, pedindo que o sujeito colocasse a mesma quantidade de fichas que fora posta a mesa, estabelecendo igualdade. O aplicador distanciou suas fichas separando-as, perguntou-se se as fileiras tinham a mesma quantidade de fichas. Voltou-se ao formato inicial e modificou-se a outra fileira, repetindo a pergunta a cada alteração. Foi colocado a mesa 7 (sete) fichas no formato de círculo e solicitado que o sujeito colocasse as suas fichas ao redor com a mesma quantidade, onde sequentemente fora feito as perguntas! Na confrontação foi dito que outra criança respondeu o inverso de suas respostas para verificar se mantinha a mesma opinião e afirmou que a outra criança estava errada. Foi feito o estabelecimento de igualdade, retorno empírico, argumentações e contra- argumentações dependendo do nível das respostas. Ao final do tempo aproximado de 40 minutos encerrou-se agradecendo sua participação, servido um lanche e entregue um brinde com bombons. Resultado: Conclui-se que o sujeito se encontra no estágio operatório – concreto (7 (sete) a 11(onze) anos), nessa fase, segundo Piaget o pensamento lógico e cognitivo adquire preponderância, tornando-se menos egocêntrico. Segundo Coutinho (1992), no decorrer deste estágio (operatório concreto), o indivíduo adquire vários conhecimentos, como a capacidade de consolidar as conservações de número, ou as operações infralógicas que são referentes à conservação física: peso, volume e substância. Considerações: Este tipo de prova foi de grande importância e valor para aquisição de novos conhecimentos, pois através desta prova “Conservação de pequenos Conjuntos discretos de elementos”, comprovou-se a possibilidade de identificar o grau de desenvolvimento cognitivo de uma criança, como também sua percepção, lógica e coordenação motora. Foi muito motivador diagnosticar e compreender suas fases e suas características, podendo planejar e objetivar métodos para melhora do desempenho do aluno.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARROS, LIA MARIA LIMA; RIBEIRO, ana nascimento souza; ALVES, Simone de Jesus Conceição. PROVA PIAGETIANA “CONSERVAÇÃO DE PEQUENOS CONJUNTOS DISCRETOS DE ELEMENTOS”.. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/46478-PROVA-PIAGETIANA-CONSERVACAO-DE-PEQUENOS-CONJUNTOS-DISCRETOS-DE-ELEMENTOS. Acesso em: 02/08/2025

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