YOUNG BLOOD: MODA E IDENTIDADE, SISTEMAS DE SE FIGURATIZAR.

Publicado em 04/07/2017

Campus
Faculdade Boa Viagem - DeVry | FBV
Título do Trabalho
YOUNG BLOOD: MODA E IDENTIDADE, SISTEMAS DE SE FIGURATIZAR.
Autores
  • djalma rabêlo do amaral filho
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Design de Moda
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/45638-young-blood--moda-e-identidade-sistemas-de-se-figuratizar
ISSN
Palavras-Chave
MODA, IDENTIDADE, AÜSLANDER.
Resumo
Sendo um reflexo fiel, estético e conceitual dos contextos e desdobramentos socioculturais de uma época, a moda é de fato uma construção social que acompanha o homem e a sua história. Para além do consumo e dos processos de industrialização, a moda nos reflete símbolos e significados que despontam para estilos de vida, comportamento em sociedade, opiniões de identidades pessoais, um período na história, distinções sociais, econômicas e culturais. A moda apresenta como construção de conhecimento em sua complexidade de sistema, objetos de estudos que permitem cruzamentos de contextos que situam economicamente, culturalmente e historicamente as sociedades e os seus indivíduos. Estar atento às potencialidades de comunicação dos vestuários é estar atento à potencialidade criativa que a relação design-cultura pode suscitar de comunicação e conhecimento. Estudos dessa ordem se mostram relevantes devido à interdisciplinaridade que a abordagem do tema propicia e, principalmente, por se mostrar como uma área de pesquisa, rica em desdobramentos de conhecimento acadêmico, porém, pouco explorada. Então, partindo da problemática explicitada anteriormente, referente à diversidade de assuntos a serem descobertos e estudados, este presente artigo é focalizado ao estudo da relação da roupa com a cultura do sujeito. Na perspectiva da moda como um sistema, me interessa aqui entender o vestuário como forma de expressão, que traça relações intersubjetivas entre o sujeito que se veste consigo e com a sociedade na qual ele se agrupa. São essas relações que colaboram para a constituição identitária desse sujeito, assim como, para a sua manutenção e redefinição. Então, ponho a me debater com o conceito de identidade cultural na pós-modernidade com embasamento no teórico cultural Stuart Hall e o conceito da coleção Young Blood da grife brasileira Aüslander, apontando um reflexo de ideias de um para com o outro. Buscando estudar no vestuário questões de representações de identidades, vejo nos looks da coleção Young Blood da Aüslander o vestuário capaz de figuratizar a identidade descentrada do sujeito apontada por Stuart Hall. Para isto, nos norteamos por intermédios de princípios e estudos teóricos sobre Indumentárias Cênicas; Sistema da Moda; Roupa e Comunicação e concomitante a isto despontarão questões de estilo de moda, semiótica da moda, história da moda e moda e história.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FILHO, djalma rabêlo do amaral. YOUNG BLOOD: MODA E IDENTIDADE, SISTEMAS DE SE FIGURATIZAR... In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/45638-YOUNG-BLOOD--MODA-E-IDENTIDADE-SISTEMAS-DE-SE-FIGURATIZAR. Acesso em: 04/06/2025

Trabalho

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