UMA EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO DA ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM (EOCA) COM UM MENINO DE 9 ANOS.

Publicado em 04/07/2017

Campus
Faculdade Ideal - DeVry | Faci
Título do Trabalho
UMA EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO DA ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM (EOCA) COM UM MENINO DE 9 ANOS.
Autores
  • LARISSA CAROLINE GOMES COSTA
  • Flávia Sammy Pacheco Corrêa
  • Roberta Ferreira salvador da silva
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Pedagogia
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/44997-uma-experiencia-de-aplicacao-da-entrevista-operativa-centrada-na-aprendizagem-(eoca)-com-um-menino-de-9-anos
ISSN
Palavras-Chave
EOCA. Instrumento de Aprendizagem. Psicopedagogia
Resumo
INTRODUÇÃO: Entrevista operativa centrada na aprendizagem (EOCA): Uma experiência com um menino de 9 anos de idade do 4° ano do fundamental. A questão problema foi medir se através deste instrumento seria realmente possível detectar a modalidade de aprendizagem. A relevância se justificou pelo fato de ter sido uma atividade avaliativa da disciplina Fundamentos de psicopedagogia. OBJETIVO: Aprender a aplicação deste instrumento e fazer a análise dos aspectos cognitivos e afetivos na relação de ensino e aprendizagem. MÉTODO: Metodologia ativa descritiva, estudo de caso e observação. DESENVOLVIMENTO: Após a leitura de Sampaio (2009) construiu-se a caixa, foi providenciado os objetos e planejado as perguntas. Os responsáveis assinaram o termo de consentimento livre esclarecido (TCLE) autorizando a participação e divulgação dos resultados. O local foi numa sala de aula com espaço previamente arrumado para acolher o sujeito. Participaram 3 acadêmicas de pedagogia, sendo uma como aplicadora e as outras fazendo registros e observação. O sujeito foi um menino de 9 anos, cursando a terceiro ano numa escola da rede pública de ensino. Foi feito um rápido momento de apresentações e vinculo antes da entrevista. Iniciou-se com a consigna: “abra a caixa e mostre o que sabes fazer ou te ensinaram com os objetos que estão dentro”. Abriu e retirou alguns objetos, dizendo que gostava muito de ler, jogar, pintar e fazer caça palavras. O tom de sua voz era baixo e parecia tímido. Escolheu uma historinha e começou a ler, ao término da leitura pegou uma folha de papel, cola colorida, palitos de picolé e deu início a construção de um ônibus, dizendo que era o meio de transporte que mais usava em seu dia a dia e passava na rua da sua casa. Transcorridos aproximadamente 50 minutos foi solicitado que guardasse o material e teve o cuidado de guardar cada objeto que tirou da caixa. A aplicadora agradeceu e entregou um brinde com bombons. RESULTADOS: O tema considerando o que mais fez ficou “O Ônibus”, em relação a dinâmica demostrou um interesse respondendo a algumas perguntas feitas pelas acadêmicas, percebeu-se um pouco de ansiedade pois toda hora pegava nas mãos, curvava o tronco e baixava a cabeça. O produto foi o que deixou registrado. Constatou-se a modalidade de aprendizagem hipoassimilativa, porque explorou poucos objetos da caixa e hipoacomodou, devido não usado todas as possibilidades dos objetos selecionados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Comprovou-se a eficácia da aplicação da EOCA como metodologia ativa. O referido instrumento realmente define a modalidade de aprendizagem e a observação dos aspectos cognitivos e afetivos envolvidos no processo de aquisição de conhecimento. Percebeu-se que o sujeito pode ter dificuldade na formação de palavras e como desdobramento sugere-se a aplicação de outro instrumento para confirmar seu estágio de desenvolvimento como uma das provas piagetianas ou o teste de desempenho escolar para avaliar as habilidades de leitura, escrita e aritmética complementando o resultado da EOCA. Esta atividade oportunizou a autoconfiança dos acadêmicos em usar esta ferramenta no mercado de trabalho como futuros pedagogos.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COSTA, LARISSA CAROLINE GOMES; CORRÊA, Flávia Sammy Pacheco; SILVA, Roberta Ferreira salvador da. UMA EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO DA ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM (EOCA) COM UM MENINO DE 9 ANOS... In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/44997-UMA-EXPERIENCIA-DE-APLICACAO-DA-ENTREVISTA-OPERATIVA-CENTRADA-NA-APRENDIZAGEM-(EOCA)-COM-UM-MENINO-DE-9-ANOS. Acesso em: 20/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes