O BULLYING NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO PRIVADA.

Publicado em 04/07/2017

Campus
Faculdade Integral Diferencial - DeVry | Facid
Título do Trabalho
O BULLYING NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO PRIVADA.
Autores
  • JESSICA VALERIA MATIASRODRIGUES
  • PATRÍCIA MELO DO MONTE
  • Jéssica Elayne Meneses Medeiros Silva.
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/44711-o-bullying-na-escola--relato-de-experiencia-do-estagio-em-psicologia-escolar-em-instituicao-de-ensino-privada
ISSN
Palavras-Chave
Palavras – Chave: Bullying; Psicologia Escolar; Prevenção.
Resumo
RESUMO Introdução: O bullying é um fenômeno caracterizado por comportamentos recorrentes de agressões, que podem ser físicas, psicológicas, verbais, morais, sexuais e virtuais. Os efeitos e consequências do bullying são diversos, como ansiedade e sensibilidade a certas brincadeiras, tristeza, irritabilidade, isolamento, apatia, baixo rendimento escolar, aversão à escola, transtorno de pânico. O presente relato de experiência trata sobre o bullying no ambiente escolar, abordando os principais desafios para as vítimas, agressores e educadores envolvidos nesse contexto. O estágio foi realizado em uma instituição da rede particular de ensino, durante três meses, por duas alunas do 8º período do curso de Psicologia, com orientação de duas supervisoras da área. Objetivo: As atividades desenvolvidas tiveram como objetivo proporcionar conscientização sobre o bullying a partir de sua identificação e análise de consequências para vítimas e agressores, bem como possibilitar aos diversos agentes escolares o desenvolvimento de atitudes de reparação e de prevenção diante do fenômeno. Metodologia: o estágio foi realizado em uma escola particular e teve como principal objetivo atuar frente à demanda bullying, notificada em uma turma de Educação Infantil. Foi planejado um trabalho de promoção e prevenção em conjunto envolvendo pais, alunos, professores, psicólogos que atuavam nas turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental Menor. Partimos da necessidade de ampliar os olhares para a percepção da prática do bullying, passando a identificá-la e eliminá-la, desenvolvendo comportamentos de cooperação, resolução coletiva de conflitos, postura de resistência ante a adversidades. Desenvolvimento: As atividades desenvolvidas foram: Conhecendo o Bullying, com alunos, de 7 a 9 anos de idade. O objetivo da atividade era compreender a percepção do grupo sobre o tema. Na atividade, durante o manejo de um balão sustentando-o no ar, a criança se apresentava, falava sobre que o gostava e o que não gostava na escola. Logo após, foi realizada uma roda de conversa para discutir sobre os aspectos negativos citados, incluindo os conflitos existentes entre os alunos. Outra atividade desenvolvida foi Identificando o Bullying, com o mesmo grupo de alunos. A atividade visava o reconhecimento de situações agressivas por parte dos alunos e o incentivo à comunicação e procura de ajuda. Foram apresentados slides, com linguagem acessível e ilustrada, abordando de forma lúdica o tema. Por meio do Teatro de Fantoches, foram apresentadas situações-problema, com o objetivo de refletir sobre quais atitudes os alunos deveriam tomar diante de situações de violência entre eles. A atividade Respeito e Amizade entre Nós, foi realizada com os grupos da Educação Infantil e Ensino Fundamental Menor, com o objetivo de fortalecer os vínculos de amizade. Os alunos, em círculo, recebiam e executavam comandos com um código especifico, como Tip: Pular; Tip-Tip: Bater Palmas; Top-Top: Abraçar o colega. Atividade Feitiço contra o Feiticeiro foi realizada com o objetivo de fazer com os alunos se colocassem no lugar dos outros e pudessem pensar sobre suas atitudes. Em um círculo, os alunos escreveram uma prenda para o amigo do lado; no entanto, na hora de realizar a prenda quem desenvolvia era a pessoa que escreveu. A atividade Falando sobre o bullying foi desenvolvida com os pais, com o objetivo de prevenir, identificar e manejar comportamentos agressivos na criança. Conclusão: Avaliamos o estágio como uma rica experiência, pois favoreceu o crescimento pessoal e profissional do grupo de estagiárias. Além disso, as atividades, desenvolvidas em formato de projeto, envolvendo diversos agentes escolares, permitiram perceber as ressignificações nas concepções e práticas das crianças, professores e pais no que se refere a situações de violência. Trabalhar de forma integrada favoreceu a consecução dos objetivos das atividades propostas.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MATIASRODRIGUES, JESSICA VALERIA; MONTE, PATRÍCIA MELO DO; SILVA., Jéssica Elayne Meneses Medeiros. O BULLYING NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO PRIVADA... In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/44711-O-BULLYING-NA-ESCOLA--RELATO-DE-EXPERIENCIA-DO-ESTAGIO-EM-PSICOLOGIA-ESCOLAR-EM-INSTITUICAO-DE-ENSINO-PRIVADA. Acesso em: 27/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes