ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA IMPORTÂNCIA DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR NO BRASIL (PTS)

Publicado em 04/07/2017

Campus
Centro Universitário do Vale do Ipojuca - DeVry | UNIFAVIP
Título do Trabalho
ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA IMPORTÂNCIA DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR NO BRASIL (PTS)
Autores
  • Kelly Mikaelly De Souza Gomes Lima
  • Débora Cristiane Paulino Silva
  • MARCIA MARIA DA SILVA
  • Carolina Vasconcelos
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/44702-atuacao-do-enfermeiro-na-importancia-do-projeto-terapeutico-singular-no-brasil-(pts)
ISSN
Palavras-Chave
Enfermagem, Saúde Mental, Projeto Terapêutico Singular
Resumo
Introdução: O Projeto Terapêutico Singular é um conjunto de propostas e condutas terapêuticas articuladas a partir de uma discussão coletiva interdisciplinar, sendo de extrema importância para o planejamento das ações em saúde. Tendo como objetivo elaborar medidas para ajudar a entender o indivíduo e a família com alguma necessidade complexa de saúde. O enfermeiro faz parte dessa equipe multiprofissional, e é de extrema importância para a integralidade do cuidado, pois está envolvido diretamente na adaptação, colaboração, coordenação e reintegração. Devido a enfermagem ser uma profissão holística, o enfermeiro acaba se tornando o elemento da equipe de saúde mais apropriado para assumir o planejamento dos cuidados do paciente, associando as diversas prescrições no plano assistencial e integrado. Objetivo: O objetivo dessa pesquisa foi identificar, através de revisão de literatura, a importância do enfermeiro na prática do Projeto Terapêutico Singular no Brasil., visto que sua formação é indispensável para a integralidade do cuidado. Método: Utilizaram-se como fonte de dados, artigos dos anos 2011 a 2016 do banco de dados Scielo, pesquisados nas bases de dados-Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), MEDLINE, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Resultados: Foi identificado que o enfermeiro é um agente ativo e indispensável no processo de acompanhamento terapêutico em qualquer esfera da saúde e tem parte fundamento no PTS, que é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas e articuladas voltadas para o sujeito, sendo ele individual ou coletivo, e resulta da interação de uma equipe interdisciplinar, onde será importante para ajudar a compreender o indivíduo, e sua necessidade, e a partir daí elaborar o plano de ações específicos para o indivíduo e a sua demanda.Conclusão: A atuação do enfermeiro é crucial para que este projeto seja executado. Levando em consideração o grande avanço das ações de saúde no campo da saúde mental, é necessário que haja integração e compromisso da equipe multiprofissional para assistir o paciente com equidade e dar continuidade aos projetos criados, garantindo assim, uma assistência digna, integral e singular ao paciente com alguma alteração mental.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, Kelly Mikaelly De Souza Gomes et al.. ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA IMPORTÂNCIA DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR NO BRASIL (PTS).. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/44702-ATUACAO-DO-ENFERMEIRO-NA-IMPORTANCIA-DO-PROJETO-TERAPEUTICO-SINGULAR-NO-BRASIL-(PTS). Acesso em: 12/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes