A IMPORTÂNCIA DAS CORES NA CRIAÇÃO DA IDENTIDADE VISUAL CORPORATIVA: ESTUDO DE CASO DA MARCA PEPSI

Publicado em 04/07/2017

Campus
Faculdade Nordeste - DeVry | Fanor – Dunas
Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DAS CORES NA CRIAÇÃO DA IDENTIDADE VISUAL CORPORATIVA: ESTUDO DE CASO DA MARCA PEPSI
Autores
  • Gustavo Fontes
  • priscila medeiros camelo
  • KALINA LIGIA BRAGA DOS SANTOS
  • Jorge Godoy de Oliveira
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Design
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/44478-a-importancia-das-cores-na-criacao-da-identidade-visual-corporativa--estudo-de-caso-da-marca-pepsi
ISSN
Palavras-Chave
Pepsi. Identidade Visual. Cor.
Resumo
Este trabalho tem por finalidade mostrar a importância que o elemento cor exerce na criação de uma identidade visual corporativa. As cores são elementos presentes no dia-a-dia das pessoas e influenciam na forma como percebemos as coisas ao nosso redor. Elas apresentam uma grande importância quando aplicadas a uma marca, pois possuem significados e efeitos diversos, influenciando quem as observa. Assim, as cores podem ser responsáveis pelo sucesso ou fracasso de uma identidade visual, dependendo de como são aplicadas. Desta forma, entender os seus significados e a forma como elas são percebidas pelos olhos atentos dos consumidores torna-se essencial para aqueles que trabalham ou almejam trabalhar com desenvolvimento e criação de identidade visual corporativa. Quando trata-se da aplicação de cores em projetos de identidade visual, Crepaldi (2000) informa que o gosto pessoal do profissional deve ser deixado de lado, uma vez que as cores possuem valores subjetivos. Diante do apresentado, o trabalho em questão tem como objetivo geral apresentar a importância das cores na criação da identidade visual de uma marca. A metodologia utilizada para o trabalho compõe-se de uma pesquisa descritiva com base no levantamento bibliográfico, apresentando o estudo de caso da marca Pepsi, onde é analisado o redesign da marca em questão e a utilização do elemento cor em sua composição. Com base no estudo realizado, infere-se a importância das cores devido a sua simbologia e as influências diretas que estas podem causar sobre quem as observa (influências sobre o comportamento físico, mental e emocional do ser humano). Dessa forma, dedicação e conhecimento são indispensáveis para aplicá-las corretamente em uma identidade visual, uma vez que as cores são fatores que podem contribuir tanto para o êxito quanto para o fracasso de um projeto. Mediante o que foi discutido neste trabalho, ressalta-se a importância de uma identidade visual ser desenvolvida por profissionais experientes, competentes e que tenham total entendimento das influências que as cores exercem no psiquismo das pessoas, conhecendo bem os aspectos favoráveis e desfavoráveis das mesmas, pois, somente assim, a marca apresentará uma boa aparência no mercado. Diante da realização do estudo de caso da marca Pepsi, foi possível constatar a riqueza de significados que as cores podem agregar a uma identidade visual, concluindo-se que de fato as cores transmitem ideias e sensações para os consumidores, sendo, por isso, uma poderosa ferramenta de marketing. Ressalta-se assim que as cores presentes na identidade visual da marca, juntamente com o seu símbolo, representam bem o conceito da Pepsi. Além de serem chamativas, atraentes e esteticamente agradáveis, foi possível verificar que todas as cores reforçam a mensagem que a empresa visa transmitir ao mercado. Ademais, pode-se dizer que o modo como as cores foram arranjadas, no projeto de design da marca, fez com que a atual identidade visual da Pepsi se tornasse mais chamativa do que as suas últimas versões.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FONTES, Gustavo et al.. A IMPORTÂNCIA DAS CORES NA CRIAÇÃO DA IDENTIDADE VISUAL CORPORATIVA: ESTUDO DE CASO DA MARCA PEPSI.. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/44478-A-IMPORTANCIA-DAS-CORES-NA-CRIACAO-DA-IDENTIDADE-VISUAL-CORPORATIVA--ESTUDO-DE-CASO-DA-MARCA-PEPSI. Acesso em: 25/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes