AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA UTILIZANDO COM O INSTRUMENTO A EOCA ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM.

Publicado em 04/07/2017

Campus
Faculdade Ideal - DeVry | Faci
Título do Trabalho
AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA UTILIZANDO COM O INSTRUMENTO A EOCA ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM.
Autores
  • flaviana galvao dos santos
  • ANA SYLVIA VALENTE COLINO
  • LICIA CARMEM PINTO FARIAS
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Pedagogia
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/44375-avaliacao-psicopedagogica-utilizando-com--o-instrumento-a-eoca-entrevista-operativa-centrada-na-aprendizagem
ISSN
Palavras-Chave
EOCA, Aprendizagem Ativa, Psicopedagogia.
Resumo
Introdução: Avaliação psicopedagógica utilizando como instrumento a EOCA entrevista operativa centrada na aprendizagem. A questão problema foi sobre a possibilidade de identificar a modalidade de aprendizagem de um menino através da aplicação do instrumento. Justificando a avaliação da disciplina Fundamentos da Psicopedagogia. Objetivo: Reconhecer os aspectos cognitivo e afetivos da criança e aprender a aplicar e avaliar os resultados para compreender de que forma se desenvolve a aprendizagem identificando as modalidades de hipo ou hiper acomodação e assimilação. Metodologia: Estudo de caso e descritiva. Desenvolvimento: Após a leitura de Sampaio (2009), foi construída uma caixa com os seguintes objetos: Livros, 4 folhas lisas (A4 e duro) brancas e coloridas, lápis novo sem ponta, borracha, apontador, régua, lápis de cor na embalagem, tesoura, cola, lego, 1caderno de caligrafia pequeno, adesivos de personagens, 1folha para colorir com desenho de coelho, totalizando 18 objetos. Fez-se contato com a responsável do sujeito e assinado o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) autorizando a participação e divulgação dos dados em eventos. Foi aplicado numa sala de aula com espaço previamente arrumado e decorado para acolhida e apresentação à criança. Após o vínculo inicial verbalizou-se a consigna solicitando que abrisse a caixa e mostrasse o que sabia fazer ou já haviam lhe ensinado com os objetos de seu interior. O menino JE de 6 anos, cursando o primeiro ano em escola municipal abriu a caixa e deteve sua maior parte do tempo construindo um helicóptero com peças de lego. Foi feita manobra estimulando-o a realizar outras atividades como um desenho pronto para colorir, pegou corretamente no lápis de cor, montou no papel A4 duro, adesivo e fez pintura livre. Foi solicitado que guardasse o material e apresentou dificuldades na organização da caixa. A interação foi feita por duas acadêmicas de pedagogia, sendo uma aplicadora e outra observadora. Resultados: Após leitura das anotações, material teórico e consenso entre as autoras, concluiu-se que a modalidade que prevaleceu foi a hipo assimilativa, por ter vários objetos na caixa e se deteve em apenas 9 e hipo acomodativa, por ter utilizado pouco aqueles que escolheu. Apresentou habilidades psicomotoras adequadas para a idade, movimentou-se o tempo todo na realização da atividade de montagem conversando com o helicóptero e demonstrou relação positiva com a aprendizagem. Considerações finais: Seria interessante a aplicação do instrumento com outras idades e em lugares com maior número de alunos. A EOCA foi de fácil aplicação pelas acadêmicas e mostrou-se relevante para detectar as modalidades de aprendizagem. Quanto ao resultado do sujeito construiu-se uma hipótese sobre seu desenvolvimento cognitivo e para melhor avaliar seria importante aplicar a prova piagetiana de classificação de fichas e saber em qual estágio de desenvolvimento se encontra. A metodologia de aprendizagem ativa e estudo de caso durante a disciplina Fundamentos da Psicopedagogia elevou a motivação dos acadêmicos e garantiu a aplicação prática dos conteúdos estudados.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, flaviana galvao dos; COLINO, ANA SYLVIA VALENTE; FARIAS, LICIA CARMEM PINTO. AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA UTILIZANDO COM O INSTRUMENTO A EOCA ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM... In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/44375-AVALIACAO-PSICOPEDAGOGICA-UTILIZANDO-COM--O-INSTRUMENTO-A-EOCA-ENTREVISTA-OPERATIVA-CENTRADA-NA-APRENDIZAGEM. Acesso em: 06/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes