RELATO DE CASO: ATUAÇÃO DO PSICODIGANÓSTICO EM CLÍNICA ESCOLA

Publicado em 04/07/2017

Campus
Faculdade Integral Diferencial - DeVry | Facid
Título do Trabalho
RELATO DE CASO: ATUAÇÃO DO PSICODIGANÓSTICO EM CLÍNICA ESCOLA
Autores
  • Susan Catherine Lima Lemos
  • clara jorgiane lacerda
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/44299-relato-de-caso--atuacao-do-psicodiganostico-em-clinica-escola
ISSN
Palavras-Chave
psicodiagnóstico, clínica, escola, criança
Resumo
O clínica-escola de Psicologia têm como finalidade atender à necessidade de formação nos cursos de Psicologia, aplicando na prática as técnicas psicológicas aprendidas em sala de aula e desempenham um papel social importante visto que possibilitam atendimento psicológico à população carente. Ter conhecimento sobre como executar um Psicodiagnóstico é indispensável ao profissional da Psicologia, isso porque conforme a Lei Federal nº 4.119, de 27 de agosto de 1962, que dispõe sobre a formação em Psicologia e regulamenta a profissão, a prática de diagnóstico psicológico e a realização de um Psicodiagnóstico é uma atribuição exclusiva do profissional da Psicologia. Quando o psicólogo ou estudante de psicologia se dispõe a realizar um psicodiagnóstico, presume-se que possuam conhecimentos teóricos, dominando procedimentos e técnicas psicológicas. Enquanto o psicodiagnóstico é uma prática recorrente de estudo de caso em Psicologia, a medida em que se conhece o psiquismo de quem se expõe aos serviços do psicólogo. Dessa forma, o presente artigo aborda o estudo de caso de uma menina de 4 anos de idade com queixa de falta de compreensão, busca-se destacar as principais influências e o arcabouço teórico que marcaram esse campo de atuação da Psicologia, além de descrever a importância da entrevista, da devolutiva e do encaminhamento para o processo. Em seguida, discute-se os dados obtidos provenientes dos primeiros encontros, levantamento das hipóteses, formulação do plano de intervenção, bem como análise dos procedimentos clínicos de diagnósticos realizados. Ao final, constata-se que esse campo de atuação engloba hoje uma pluralidade de estratégias e destaca-se a importância do processo de psicodiagnóstico no seguimento de uma intervenção. A realização do procedimento foi possível graças a presença e participação dos pais e sobretudo da paciente, onde foram feitas entrevista inicial, anamnese infantil, levantamento de hipóteses diagnosticas, hora de jogo, aplicação do teste CAT e solicitação de desenho da família. Nós esperamos que este relato possa mostrar o modo como um processo de psicodiagnóstico bem estruturado pode proporcionar um avanço no quadro inicial, sendo benéfico não apenas para a paciente mas para a família da mesma, uma vez que a família é parte importante do processo de avaliação psicológica.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LEMOS, Susan Catherine Lima; LACERDA, clara jorgiane. RELATO DE CASO: ATUAÇÃO DO PSICODIGANÓSTICO EM CLÍNICA ESCOLA.. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/44299-RELATO-DE-CASO--ATUACAO-DO-PSICODIGANOSTICO-EM-CLINICA-ESCOLA. Acesso em: 07/05/2025

Trabalho

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