PSICODIAGNOSTICO INTERVENTIVO EM UMA CLÍNICA ESCOLA DE PSICOLOGIA

Publicado em 04/07/2017

Campus
Faculdade Integral Diferencial - DeVry | Facid
Título do Trabalho
PSICODIAGNOSTICO INTERVENTIVO EM UMA CLÍNICA ESCOLA DE PSICOLOGIA
Autores
  • Paulo de Tarso Xavier Sousa Junior
  • Liliane Leite Moreira
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/44124-psicodiagnostico-interventivo-em-uma-clinica-escola-de-psicologia
ISSN
Palavras-Chave
Clínica Escola, Psicodiagnóstico, Intervenções
Resumo
Introdução: Uma clínica escola presta serviços nas mais diversas especialidades e de forma gratuita para a sociedade em geral, principalmente para aqueles menos favorecidos. Uma das atividades exercidas nesses lugares são as práticas em psicologia, nas suas várias formas de atuação clínica como psicoterapia em níveis individuais, em grupo e em casal, ludoterapia e afins. Este estudo privilegia uma forma de avaliação psicológica desenvolvida em meados dos anos de 1896, o psicodiagnóstico na modalidade interventivo. Esta é uma pratica da área clínica da psicologia com o objetivo de investigar demandas especificas e produzir intervenções e os encaminhamentos necessários, auxiliando na compreensão psicológica do indivíduo. Através desta ação o psicólogo utiliza diversos elementos para a realização do seu trabalho como entrevistas, observações sistematizadas e, aplicação de testes psicológicos, fornecendo assim uma melhor compreensão do que está sendo averiguado. Após o reconhecimento da demanda, são levantadas hipóteses e será traçado um plano de ação onde o psicólogo começa a atuar de forma ativa, compreendendo a singularidade do sujeito, trazendo como relevância de seu trabalho o empoderamento do indivíduo sobre suas questões. Ao final se realiza uma entrevista devolutiva para a apresentação dos resultados encontrados com devidos encaminhamentos, se necessário. Sendo assim, este relato abordou a participação de alunos do curso de psicologia na pratica de um psicodiagnóstico interventivo numa clínica escola em uma capital do Nordeste. Objetivo: Compreender como se realiza um psicodiagnóstico interventivo; Fornecer o contato com os problemas que demandam na realização de um psicodiagnóstico interventivo; Estimular o desenvolvimento pessoal e profissional dos acadêmicos. Método: O grupo participou da observação no atendimento de uma criança de quatro anos através as seguintes demandas: queixas de hiperatividade, mentiras, manipulação e dificuldades de concentração. Para isso foram realizadas algumas técnicas como: anamnese, cinco entrevistas lúdicas e uma entrevista devolutiva. Resultados: Ao longo do atendimento observou-se uma melhora no comportamento da criança uma vez que em sala de aula a mesma apresentou uma maior na concentração nas atividades que eram realizadas, pois nas entrevistas foram trabalhadas as questões emocionais que geravam as queixas apresentadas. As intervenções auxiliavam a criança na compreensão de sua subjetividade dando vazão aos seus sentimentos, podendo ressignificar assim as experiências tidas como não agradáveis, reduzindo seu quadro de hiperatividade. A pratica também possibilitou a criança a diminuir de forma significativa o uso de mentiras já que nas entrevistas a mesma compreendeu que poderia se expressar de forma livre pois havia um acolhimento sem julgamento e que possibilitava toda e qualquer forma de expressão como em jogos, brincadeiras, desenhos e afins. Conclusão: Apesar de seu exercício recente, nas práticas clinicas, o psicodiagnóstico interventivo propõe a reconstrução da história de cada pessoa garantindo o seu protagonismo através das técnicas e métodos que os compõe. Além de permitir uma melhor compreensão dos processos de mudança existentes ao longo do desenvolvimento humano.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JUNIOR, Paulo de Tarso Xavier Sousa; MOREIRA, Liliane Leite. PSICODIAGNOSTICO INTERVENTIVO EM UMA CLÍNICA ESCOLA DE PSICOLOGIA.. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/44124-PSICODIAGNOSTICO-INTERVENTIVO-EM-UMA-CLINICA-ESCOLA-DE-PSICOLOGIA. Acesso em: 07/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes